top of page

Alerta de COMPRA para a carteira INTERNACIONAL!

  • 25 de mai. de 2023
  • 5 min de leitura

Como você já deve ter ouvido, os títulos do tesouro americano são considerados muito seguros e por isso muitas vezes a taxa de juros americana serve como referência para uma “taxa livre de risco” na concepção teórica.


Claro que isso é apenas válido na teoria.


Na prática, sabemos que o governo americano tem uma dívida alta e que aumentou significativamente na pandemia , com os incentivos dados para a economia não afundar no lockdown.


Ainda assim, a chance de tomar calote do governo americano é considerada uma das mais baixas do mundo e seus títulos uns dos mais seguros.


Ajuda nisso o fato de serem a maior economia do mundo e deterem a moeda mais forte e aceita atualmente, de forma que os podem literalmente emitir moeda se necessário, para honrar suas obrigações (a famosa impressão de dinheiro)...


Até a impressora dos EUA tem limite!


Nas últimas semanas os EUA tem vivido um momento bastante drástico, com Republicanos e Democratas brigando e não entrando em um acordo para aumentar (mais uma vez, como nos últimos 10 anos ) o teto de gastos e com isso continuar rolando suas dívidas.


Segundo a Secretária do Tesouro dos Estados Unidos Janet Yellen, os recursos dos EUA para continuar fazendo pagamentos de dívidas duram até junho, e se um acordo não for atingido até la (ou seja, muito em breve) um colapso acontece.


Como acho difícil que os EUA colapsem (as chances são de 25% segundo o consenso de mercado), entendo que estamos muito próximos de um acordo para aumentar o teto da dívida e evitar um colapso geral nos EUA.


De qualquer forma, a demora e a dificuldade para entrar em um acordo sobre o teto da dívida estressou os mercados de risco por la, ampliou as taxas exigidas diante de um risco percebido maior, e isso pode ter aberto algumas oportunidades...


A alta de juros nos EUA chegou ao fim?


Você também já deve ter ouvido que as taxas de juros dos EUA subiram muito este ano, para controlar a inflação.


Atualmente as taxas americanas de 10 anos estão na banda de 5%-5,25%, o maior patamar desde 2006, o que é bastante alto para o padrão americano da história recente, como você pode ver no gráfico abaixo:



Fonte: Investing
Fonte: Investing


As taxas subiram para frear a inflação, e isso já mostra sinais como a queda na venda dos imóveis por la...


Não é à toa que o maior risco e temor dos investidores é de uma recessão nos EUA por conta dos juros altos.


Este é um dos motivos pelo qual vários investidores americanos já estão se posicionado para o início da queda nas taxas de juros dos Eua já neste ano, apesar das negativas do FED , seu banco central – é isso que nós vamos começar a fazer na nossa carteira também!


Marcação a mercado nos EUA


Nos Estados Unidos, diferentemente do Brasil, a maior parte dos títulos de renda fixa do governo é PRÉFIXADO, ou seja, paga uma taxa pre definida no momento da compra do título.


Desta forma, quando a taxa de juros sobe, os títulos caem.


Este é o motivo pelo qual quando olhamos os ETFs de renda fixa americana, vermos quedas expressivas. É o efeito da famosa Marcação a mercado.


Veja abaixo a queda expressiva que ocorreu no ETF TLT, que investe em títulos americanos de vencimentos de mais de 20 anos.




Fonte: Google


Como este é um ETF que investe em títulos de longa duração, a marcação a mercado ocorre de forma mais acentuada, da mesma maneira que quando compramos títulos do governo brasileiro de vencimentos longos, como prefixados ou NTNB (inflação).


Em busca da Marcação a mercado positiva !


Se você me acompanha de perto aqui no All In One, sabe que conseguimos fazer compras de NTNB com spreads muito positivos em fevereiro e março, quando lancei alertas.


Naquela época tais títulos (NTNB-45) negociavam em torno de IPCA+6,2%... como o cenário brasileiro melhorou com a expectativa da aprovação do arcabouço fiscal, as taxas reduziram-se no mercado e atualmente encontramos as mesmas NTNB a venda pagando cerca de IPCA+5,8%


Pelo efeito da marcação a mercado, quem comprou os títulos que pagavam mais (IPCA+6,2%), lá em fevereiro, consegue hoje vende-los com uma grande valorização , de forma que o comprador paga um valor maior que garante a ele o recebimento em linha com o atual (IPCA+5,8% por exemplo).


Se este exemplo não ficou 100% claro, clicando aqui você tem mais explicações minhas sobre o funcionamento da marcação a mercado.


A essa altura do relatório talvez você já tenha captado minha intenção com a recomendação de hoje...


Vamos a recomendação de investimentos !


RECOMENDAÇÃO DE COMPRA DO ETF TLT ( iShares 20 Plus Year Treasury Bond ETF)


Sugiro que metade dos recursos investidos no exterior – que é 5% da carteira All In One – seja aplicada no ETF TLT.


Ou seja , a sugestão é colocar 2,5% do seu patrimônio em no ETF TLT

São dois os objetivos deste investimento:


Primeiro objetivo: Marcação a mercado


Tentar capturar a queda de juros americana que deve ocorrer senão este ano, até o final do ano, provavelmente no ano que vem.


No gráfico que eu postei anteriormente, vimos o efeito da alta de juros sobre este ETF (queda de 41%), vou replicar ele aqui embaixo:





Fonte: Google


A ideia agora é se posicionar para capturar a antecipação da expectativa de queda na taxa de juros americana, o que ocasionaria uma consequente marcação a mercado positiva nos títulos em questão.


Segundo objetivo: Manter parte da carteira dolarizada e rendendo


Aproveitar a queda do dólar para comprar investimentos em dólar (no caso dos investidores que ainda não tem parcela dolarizada).


Os ETFs de renda fixa americanos pagam dividendos e você terá renda ao investir nele (falo mais sobre isso na sequência do relatório).


Como comprar o TLT


O TLT é um ETF, ou seja, um fundo negociado em bolsa.



O TLT é negociado na Nasdaq e para investir nele você deve comprá-lo por meio de uma plataforma internacional.



Já adianto que a plataforma internacional do Inter é a que possui o menor spread, de 1% quando você converte reais em dólares, além de não cobrar taxas, sendo a minha preferida.


Também tenho uma parceria com a Nomad (é a segunda melhor opção em taxas, com spread de 2% na conversão do dólar).


Se vocês usarem o cupom INVESTE10 ganham até R$100 na primeira remessa realizada em até 15 dias da abertura da conta por este link


Temos ainda a Avenue e XP que também são boas plataformas.


Sobre o TLT


Você já sabe que o TLT é um ETF negociado na Nasdaq, mas vamos as suas características.

O ETF iShares 20+ Year Treasury Bond procura acompanhar os resultados de investimento de um índice composto por títulos do Tesouro dos EUA com vencimentos remanescentes superiores a vinte anos.


Como você pode ver 98% está em títulos do governo americano e as 10 maiores participações estão abertas no gráfico abaixo, sendo a maior a com vencimento em 2051





Fonte: TLT


Ele é um dos ETFs mais “famosos” e “populares” entre os investidores, existe desde 2002, com um patrimônio de US$37 bilhões.


O fundo é administrado pela BlackRock e cobra uma taxa de administração de 0,15% ao ano.

Ele distribui dividendos mensalmente aos investidores e o retorno está em 3,9% ao ano segundo o pagamento dos últimos 30 dias.


O gráfico abaixo mostra os dividendos anuais históricos




Fonte: StatusInvest


CONCLUSÃO


COMPRAR 2,5% DO PATRIMONIO NO ETF TLT NEGOCIADO NA NASDAQ, VIA UMA PLATAFORMA INTERNACIONAL DE SUA ESCOLHA


Com o objetivo de ter exposição a títulos do Tesouro dos EUA de longo prazo e buscar obter ganho com a marcação a mercado em caso de queda nas taxas de juros americanas a partir do final de 2022 ou em 2023.



 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
RECEBA
O MELHOR
CONTEÚDO DE
INVESTIMENTOS
NO SEU EMAIL

Obrigado(a)!

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
RECEBA O MELHOR CONTEÚDO gratuito DE INVESTIMENTOS

Clique aqui para ler o Disclaimer

Exoneração de responsabilidade:

Os conteúdos podem mencionar possibilidades de lucro financeiro decorrente de investimento, eximindo-se a analista de qualquer responsabilidade sobre eventuais prejuízos do cliente em decorrência da tomada de decisão deste.

Recomendações de investimento mesmo quando são fundamentadas pela avaliação criteriosa de um analista certificado, podem não se confirmar e não antecipar o comportamento dos mercados com exatidão.

Padrões, histórico e análise de retornos passados não garantem rentabilidade futura.

Todo investimento financeiro, em maior ou menor grau, embute riscos que podem ser mitigados, mas não eliminados.

Nunca devem ser alocados em renda variável recursos destinados a despesas imediatas ou de emergência, bem como valores que comprometam o patrimônio do cliente.

A Investe10 não realiza intermediações financeiras. Cabe ao investidor a exclusiva responsabilidade pela execução de operações junto à respectiva instituição financeira na qual possua conta aberta. Os analistas têm, ou podem vir a ter, posições nos investimentos recomendados.

O Disclaimer não se sobrepõe à legislação e regulamentação vigentes mais informações estão na aba Disclaimer deste site na guia home.

Dados do site:

Nome: Investe10 ltda CNPJ é 50.569.459/0001-89

Telefone de contato: 51-992017563 / e-mail: investe10@outlook.com

Porto Alegre – Rio Grande do Sul - Brasil

Data estimada de entrega dos produtos (política de entrega) ou data estimada de prestação dos serviços – imediatamente após a compra

Políticas de troca, devolução/cancelamento e reembolso: conforme Políticas de Compra da comercialização dos serviços abaixo.

Políticas de Compra da comercialização dos serviços: Leia também clicando neste Link.

Prestação do serviço – O serviço é prestado online, por meio de relatórios e interação virtual. O cliente terá acesso ao serviço por meio do site.

Política de troca – É possível fazer troca por um serviço de igual valor, entrando em contato por e-mail no prazo de 30 dias

Política de cancelamento – É possível realizar o cancelamento do serviço de cobrança recorrente a qualquer momento nos planos mensais e em 7 dias nos planos anuais.

Política de reembolso - O reembolso é possível se o cancelamento for solicitado pelo cliente em até 7 dias da contratação. O prazo para processamento do reembolso é de até 7 dias úteis.

Detalhes de contato - o e-mail investe10@outlook.com ou WhatsApp 51 992017563 são as formas de contato para troca, devolução ou reembolso.

Métodos de pagamento disponíveis no site: cartão de crédito, boleto e Pix.

bottom of page