top of page

A melhor alternativa para investir na corrida dos carros elétricos! Nova recomendação de etf !

Muitos clientes me pedem por alternativas para comprar ações da BYD ou de empresas ligadas ao fornecimento de materiais, como por exemplo baterias, para veículos elétricos.


É compreensível, dado o crescimento deste mercado nos últimos anos e também esperado para o futuro.


Após muito pesquisar, neste relatório eu apresento a melhor alternativa que encontrei, um ETF que recomendo compra com 1,5% de participação no portfólio do cliente, compondo a parte de investimentos INTERNACIONAIS.



Inovação com alto potencial de crescimento


Como você pode ver na imagem abaixo, os veículos elétricos são o tipo de investimento classificado como inovador, ou seja, no início de sua jornada.


Na minha opinião isso é ótimo pois permite pegar uma grande expansão deste mercado!


Fonte: Global x etfs
Fonte: Global x etfs

Preços dos veículos elétricos já são acessíveis (pelo menos fora do Brasil)


De fato, o preço dos veículos elétricos é cada vez mais competitivo: de acordo com a Bloomberg, em 2027 os carros elétricos já serão similares aos de gasolina equivalentes.



Um mercado em forte expansão!

Desta forma o crescimento esperado pata o futuro é gigantesco como mostrado abaixo:




A busca pelo melhor investimento


Acontece que quando buscamos por um investimentos no setor estamos muito sujeitos a três principais o riscos na minha opiniao:


1) de disrupção, uma vez que as tecnologias estão em constante evolução e novas tecnologias podem acabar com uma empresa ou produto


2) de pagar caro demais , pois algumas empresas , como a Tesla, precificam crescimentos exponenciais na cotação de suas ações, que podem não ocorrer


3) da concorrência, uma vez que não temos como saber qual será a montadora campeã no longo prazo, será a Tesla, será a BYD ou alguma outra.


4) da complexidade de negócios uma vez que como uma nova cadeia, que envolve desde a mineração dos metais para as baterias até a rede de abastecimento, temos uma elevada complexidade de novas regulamentações, problemas ambientais, entre outros


5) dificuldade de acesso, uma vez que não é tão simples conseguir comprar ações de algumas destas empresas, como por exemplo a BYD, que não está disponível em todas as plataformas acessíveis aos investidores pessoa física.


6) exposição geográfica, uma vez que o crescimento deste mercado é desigual por países e cada empresa tende a abocanhar uma parcela maior de cada localidade


Por tudo acima exposto, na minha opinião a maneira mais EFICIENTE e MENOS ARRISCADA de acompanhar a tendência de crescimento nas vendas de carros elétricos é por meio de um ETF!!!




Dito isso, parti em busca daquele que achei ser o ETF com exposições mais interessantes ao longo de toda a cadeia deste mercado!


Queria também que ele fosse exposto a diferentes geografias, de modo a capturar mais amplamente o crescimento de todos os mercados globais no setor.


Hoje eu introduzo o meu ETF preferido para surfar isso na nossas recomendações internacionais, que você conhece abaixo:


etf lit: Lithium & Battery Tech ETF


Este ETF investe ao longo da cadeia do lítio desde a mineração até a produção de baterias e investe inclusive em empresas como Tesla e BYD.


O ETF LIT existe desde 2010 é gerido pela GLOBAL X ETFS / Mirae Asset com taxa anual de 0,75% ao ano.


GLOBAL X ETFS tem um portfólio de ETFs (fundos negociados em bolsa) com foco em tecnologias disruptivas, renda, commodities e outros fundos temáticos como de inteligência artificial (ETF AIQ), infraestrutura nos EUA ( ETF PAVE), AI e robótica (ETF BOTZ)


Fonte: Global x etfs


Como investir no LIT?


Basta digitar LIT no home broker da sua plataforma INTERNACIONAL, como Avenue, Inter, Nomad, XP e comprar o ETF.


Recomendo COMPRA com 1,5% de participação no portfólio do cliente, compondo a parte de investimentos INTERNACIONAIS.




No que investe o LIT


O LIT segue a performance do índice Solactive Global Lithium que por sua vez acompanha o desempenho das maiores e mais líquidas empresas listadas ativas na exploração e/ou mineração de lítio ou na produção de baterias de lítio.


Abaixo você pode ver sua performance histórica:

Fonte: Solactive
Fonte: Solactive

O índice é calculado pela Solactive como um índice de retorno total em EUR e ajustado semestralmente.


Desta forma, em uma distribuição por setores, o LIT tem 44% investido em commodities, 23% em consumo discricionário, 17% em TI e 16% em industrias.


Fonte: Global x etfs
Fonte: Global x etfs


Já sua exposição por indústria é de 21% em químicos, 18% em produtos elétricos, 16% em motores e 10% em componentes elétricos, entre outras.


Fonte: Global x etfs
Fonte: Global x etfs

A divisão por países tem a China como primeiro lugar com 34% seguida por EUA com 25% e Japão com 23%.

Fonte: Global x etfs
Fonte: Global x etfs

Caro, mas nem tanto...


Atualmente o indicador de Preço/Lucro das posições ponderadas do ETF é de 24 vezes para 2022 e 19 vezes para 2023 o que pode parecer alto perto dos baixos múltiplos que negocia a bolsa brasileira, mas temos que lembrar que ativos com alto crescimento negociam com prêmios de múltiplos.


Se considerarmos a Tesla (TSLA) e a BYD (Build Your Dream, BYDDF), por exemplo, ambas tem P/L superior a 30 vezes.

Fonte: Global x etfs
Fonte: Global x etfs

Este ETF negocia de forma semelhante com o S&P e Nasdaq quando consideramos seu beta.


ATIVOS QUE COMPÕE A CARTEIRA DO ETF LIT


O ETF é bem diversificado , com cerca de 40 investimentos e o maior deles com 8% de peso.


Abaixo temos a composição atual do Solactive Global Lithium Index, que é base para a composição do LIT:

Fonte: Solactive
Fonte: Solactive

A maior posição do ETF é Albemarle (ALB) com 8% empresa de químicos que é uma das maiores produtoras mundiais de lítio.


Com o fornecimento não acompanhando a demanda, a empresa está em posição privilegiada e sua receita cresceu 129% frente ao período anterior no 1T23.


Dentre as maiores posições do fundo também vemos Tesla e BYD com cerca de 5-6% da participação cada.


Elas são as maiores vendedoras de veículos elétricos como mostra o gráfico abaixo:


O maior mercado da BYD é a China e da Tesla os EUA.


São muitas as participações do ETF e ao longo dos próximos dias eu vou falar mais delas...



Veículos elétricos dependem de baterias elétricas


A bateria armazena a eletricidade que será transmitida ao motor e permite que ele não dependa dos combustíveis fósseis.


As baterias passaram por uma revolução ampliando seu tempo de vida, a autonomia (distância que pode percorrer sem ser carregada) dos carros elétricos e reduzindo seu tempo de carga (para menos de 10 minutos em muitos casos).


Um pouco mais sobre o Lítio


Existe um fio comum entre os projetos de baterias EV comercialmente viáveis: o lítio.


As baterias de Lítio tem alto crescimento potencial e hoje são essenciais para os veículos elétricos e para armazenar energia renovável;


Aliás a queda de 89% de 2010 a 2021 preço das baterias de Lithium caíram foi o que tornou o preço dos veículos elétricos atualmente bastante viável, convergindo para preços de carros a combustão.

Fonte: Global x etfs
Fonte: Global x etfs

As baterias de íons de lítio oferecem maior densidade, menor descarga e vida útil mais longa, isso torna sua proeminência provável nas próximas gerações de bateria.

Várias empresas estão desenvolvendo tecnologias de bateria de estado sólido, que substituem os eletrólitos líquidos e os separadores de gel de polímero usados ​​nas atuais baterias de íon-lítio por um separador sólido.

Tais baterias novas teriam carregamento rápido, maior alcance, vida útil e segurança e vários destes projetos aumentam a demanda por lítio.


Nem tudo são flores e há sempre riscos...


O atual aumento do preço do lítio é um problema e existem substitutos para o lítio como o íon de sódio (encontrado em mais lugares e em maiores quantidades).

A única empresa que opera em escala comercial com sódio é a chinesa de HiNa Battery, inaugurada em novembro de 2022, porem suas baterias tem menor densidade e provavelmente serão mais indicadas para equipamentos eletrônicos menores do que veículos elétricos.


Falando em riscos...


Tanto quanto é o potencial de crescimento desta disruptiva e nova indústria são as incertezas para o seu futuro, afinal ninguém tem bola de cristal.


Dentre os riscos de se investir neste ETF cito as condições de mercado, incluindo mercados em países como a China, onde o governo pode ter maior interferência na economia e empresas e isso historicamente já acarretou em perdas para algumas ações e negócios.


Temos o risco cambial, da variação entre real e dólar e os riscos específicos de cada empresa e ação na qual o fundo investe.


CONCLUSÃO:


Recomendo COMPRA do ETF de código LIT com 1,5% de participação no portfólio do cliente, compondo a parte de investimentos INTERNACIONAIS.


Basta digitar LIT no home broker da sua plataforma INTERNACIONAL, como Avenue, Inter, Nomad, XP e comprar o ETF.



Abraços

Cristiane Fensterseifer CNPI, CGA e consultora CVM

02/08/2023

544 visualizações2 comentários

2 Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
Mit 5 von 5 Sternen bewertet.

Muito bom Cris, obrigado !!! Estou internacionalizando aos poucos.

Gefällt mir

Mit 5 von 5 Sternen bewertet.

Excelente. Primoroso. Esmerado.

Gefällt mir
RECEBA
O MELHOR
CONTEÚDO DE
INVESTIMENTOS
NO SEU EMAIL

Obrigado(a)!

bottom of page