top of page

Vale a pena investir em CAMBUCI (CAMB3)?

No relatório desta semana, um feedback sobre a reunião que tive com a Cambuci (CAMB3), dona da marca Penalty.


Após tantas altas é normal nos perguntarmos se a ação CAMB3 tem fôlego para mais... e foi com este intuito que conversei com a empresa.


Sem saber números, obviamente, a percepção que tenho é que os negócios continuam bem.


A empresa segue no seu caminho já demonstrado nos últimos trimestres, que inclui: vendas crescendo, geração de caixa, pagamento de dívidas, desalavancagem...


Junte tudo isso com os múltiplos ainda baixos que a ação negocia no mercado, e temos uma boa combinação.


Uma conversa com a Cambuci (CAMB3)


Como estão as vendas?


Desde janeiro as vendas estão muito curtas. Ou seja, a empresa está operando sem carteiras longas, isso porque os clientes compram só na necessidade.


Este comportamento dos clientes é decorrente da incerteza macroeconômica e também devido ao início de governo novo.


Nesse critério, o fato da produzir ela mesmo os produtos e com isso entregar rápido para o cliente.


Em geral estão entrando no início do mês com 15 dias de venda e tem q fazer mais 15 dias de vendas do mês corrente e mais 15 dias do mês seguinte.


Segundo a empresa, no entanto, mesmo com esta característica a tendencia é que consigam fazer o orçamento projetado para o ano.


Os custos estão melhorando !


A Cambuci está sentindo uma acomodação nos preços de praticamente tudo com o arrefecimento da inflação.


Desta forma, iniciaram um processo de renegociação com todas as fornecedoras de matérias primas, com o objetivo de baixar custos e ampliar margens.


Importante ressaltar que vários custos da empresa, como a borracha sintética da sola do calçado, é derivada de petróleo, os fios de nylon também... e a queda das comodities ajuda eles.


Com a acomodação de petróleo em 70 dólares e queda do real estão fazendo renegociação com todos os fornecedores e devem reduzir os custos, com impacto principalmente no segundo semestre.


Menos dívida, excelente notícia


A Cambuci vem perseguindo uma maior desalavancagem.


Neste último trimestre, liquidaram mais dividas ainda pois estão gerando muito caixa e estão com investimentos estabilizados, sem grandes projetos novos.


Desta forma a ideia é que a empresa vai reduzir ainda mais a dívida e até o fim do ano quem sabe quase zerar a dívida.


A CAMB3 não deve ZERAR a dívida pois algumas delas, como a do banco do nordeste, tem taxa subsidiada e isso mantém o custo de dívida muito baixo, então vale a pena manter.


Novas aquisições e lançamentos no radar?


A empresa tem estudos de compra de modalidades de esportes diferentes e marcas, mas não tem nada concreto e o lançamento de novas modalidades de corrida está em “banho maria”.


A linha de Skate estão trabalhando para lançar no segundo semestre deste ano.


Estão trabalhando para complementar linhas de bola e calçados dentro do que já atuam pois entendem que tem muito espaço para crescer dentro de futebol e segmentos atuais, dentro das linhas já existentes.


A queda do dólar e mais importados é um risco?


A queda do dólar e maior concorrência do importados não assusta.


Na opinião deles um dólar até R$4,6 é muito punitivo para importação.


Além disso, na Asia a mão de obra também aumentou e o Brasil já é competitivo em custos.


E como já informado, como as carteiras de compras dos clientes estão curtas, com o cliente preferindo comprar no dia a dia para não errar e não usar muito capital de giro, a Cambuci é preferível ante importados que precisam programações de 6 a 8 meses.


Reforma tributária tem algum impacto ?


Atualmente a maior parte das indústrias de mão de obra intensiva estão no nordeste pela disponibilidade e custos de mão de obra.


A primeira vantagem é o incentivo tributária. A tendencia dentro dessa programação tributária atual é até 2032 é acabar o incentivo.


No caso da Cambuci, estão preparando custos para trabalhar lá sem incentivo, com a mão de obra mais barata e querem ter uma margem bruta de 45% sem incentivo.


Conclusão: MANTER O INVESTIMENTO


O maior risco da empresa é com certeza o fim dos incentivos lá por 2030, mas no curto prazo espero continuidade de resultados robustos, o que justifica manter o investimento na CAMB3.


Ainda mais com múltiplos que estão a metade das pares setoriais.


A empresa vai entregar na CVM dia 31/07/23 os resultados do 2T23.


Abraços

Cristiane Fensterseifer CNPI, CGA, consultora CVM

12/07/2023

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
RECEBA
O MELHOR
CONTEÚDO DE
INVESTIMENTOS
NO SEU EMAIL

Obrigado(a)!

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
RECEBA O MELHOR CONTEÚDO gratuito DE INVESTIMENTOS

Clique aqui para ler o Disclaimer

Exoneração de responsabilidade:

Os conteúdos podem mencionar possibilidades de lucro financeiro decorrente de investimento, eximindo-se a analista de qualquer responsabilidade sobre eventuais prejuízos do cliente em decorrência da tomada de decisão deste.

Recomendações de investimento mesmo quando são fundamentadas pela avaliação criteriosa de um analista certificado, podem não se confirmar e não antecipar o comportamento dos mercados com exatidão.

Padrões, histórico e análise de retornos passados não garantem rentabilidade futura.

Todo investimento financeiro, em maior ou menor grau, embute riscos que podem ser mitigados, mas não eliminados.

Nunca devem ser alocados em renda variável recursos destinados a despesas imediatas ou de emergência, bem como valores que comprometam o patrimônio do cliente.

A Investe10 não realiza intermediações financeiras. Cabe ao investidor a exclusiva responsabilidade pela execução de operações junto à respectiva instituição financeira na qual possua conta aberta. Os analistas têm, ou podem vir a ter, posições nos investimentos recomendados.

O Disclaimer não se sobrepõe à legislação e regulamentação vigentes mais informações estão na aba Disclaimer deste site na guia home.

Dados do site:

Nome: Investe10 ltda CNPJ é 50.569.459/0001-89

Telefone de contato: 51-992017563 / e-mail: investe10@outlook.com

Porto Alegre – Rio Grande do Sul - Brasil

Data estimada de entrega dos produtos (política de entrega) ou data estimada de prestação dos serviços – imediatamente após a compra

Políticas de troca, devolução/cancelamento e reembolso: conforme Políticas de Compra da comercialização dos serviços abaixo.

Políticas de Compra da comercialização dos serviços: Leia também clicando neste Link.

Prestação do serviço – O serviço é prestado online, por meio de relatórios e interação virtual. O cliente terá acesso ao serviço por meio do site.

Política de troca – É possível fazer troca por um serviço de igual valor, entrando em contato por e-mail no prazo de 30 dias

Política de cancelamento – É possível realizar o cancelamento do serviço de cobrança recorrente a qualquer momento nos planos mensais e em 7 dias nos planos anuais.

Política de reembolso - O reembolso é possível se o cancelamento for solicitado pelo cliente em até 7 dias da contratação. O prazo para processamento do reembolso é de até 7 dias úteis.

Detalhes de contato - o e-mail investe10@outlook.com ou WhatsApp 51 992017563 são as formas de contato para troca, devolução ou reembolso.

Métodos de pagamento disponíveis no site: cartão de crédito, boleto e Pix.

bottom of page