top of page

Quem guarda nossa safra? Vamos falar sobre Kepler Weber (KEPL3)



Este relatório é um estudo sobre a Kepler baseada no Kepler Day ocorrido no inicio deste mês!


Todos nós já sabemos da importância do Brasil em produção e exportação de alimentos, com suas safras gigantes.


A tabela abaixo ilustra nossa importância, como protagonistas na produção e/ou exportação de soja, milho, café e outros produtos.



Uma senhora com 98 anos, abriu o capital de 1980 e desde julho deste ano negocia no nível mais alto de governança da bolsa, o Novo Mercado,


A Kepler é líder com folga no setor de pós colheita, entregando projetos completos para armazenagem, com duas fábricas modernas.


O segundo colocado deste setor é um terço do tamanho da empresa o que a deixa em uma posição confortável no setor.


A empresa atende a todas as regiões agrícolas do Brasil e de 53 países.


Seus centros de distribuição garantem a agilidade na oferta de peças e manutenção dos equipamentos.


A Kepler tem 15 mil clientes ativos, conquistados com qualidade do produto, pontualidade nas entregas e atendimento eficiente.


Em 2022 atendeu a 4 mil destes clientes e é importante lembrar que 70% das vendas ocorre para clientes que já compraram uma vez


A empresa hoje é uma corporação, sem acionista controlador, e o maior acionista são os fundos da Trígono com 21% da empresa.

Fonte: Kepler
Fonte: Kepler

Quais os pilares da tese de crescimento da Kepler?


1. A armazenagem de grãos aumenta a segurança alimentar e a produtividade de preços e safras.


2. Uma maior demanda por grãos pelo maior consumo de proteínas


a. A renda média vem aumentando com o êxodo rural e busca de trabalhos mais qualificados, o que eleva o consumo

b. A população mundial aumentou 3 vezes nos últimos 60 anos

3. O Brasil, mesmo sendo uma potência agrícola, possui um déficit histórico de armazenagem e de logística de grãos e após a colheita.

A capacidade instalada não acompanhou a velocidade de crescimento da produção como mostra o gráfico abaixo.


Fonte: Kepler
Fonte: Kepler

Quando comparamos o percentual de armazenagem nas fazendas, o Brasil, com apenas 15%, fica bem atrás de outros países como o Canada e EUA os quais armazenam 85% e 65% da produção nas fazendas.

Nossa vizinha Argentina armazena 40% e União Europeia 50%.


Estocar grãos a céu aberto significa perdas para o agricultor e em algumas regiões o payback do investimento em armazenagem é de cerca de dois a três anos ou até menor dependendo do cenário.


Financiamento facilitado pelo governo, com juros abaixo da Selic


No passado recente cerca de 70% da receita da Kepler veio de recursos próprios e 30% de financiamentos realizados pelos clientes.


Do montante financiado 61% vêm do PCA (Plano para Construção e Ampliação de Armazenagem).


O Plano Safra veio com um crescimento de 30% em 2023/2024 frente ao plano anterior e animou a compra por parte dos clientes.


Atualmente cerca de 50% das vendas estão sendo financiadas.




Tecnologia deve crescer no mix de receitas


A Kepler vem desenvolvendo tecnologia para ampliar as previsão e vendas e alguns exemplos e medidas são:


· Medir as unidades de armazenagem que estão cheias o ano inteiro e oferecer ampliação


· Realizar a venda (E-commerce) de peças estimando o desgaste com base no uso


· Monitorar e analisar os grãos armazenados pela Procel.


· Oferta de software de gestão por um sistema que mede a temperatura e as condições do grão para manter a qualidade e identificar situações de risco.


Veja abaixo como aumentaram as unidades conectadas:


Fonte: Kepler
Fonte: Kepler


2023 deve ser o segundo melhor ano da história para a Kepler


A Kepler é uma empresa muito cíclica e já sofreu no passado por isso pelas variações de mercado e de volume de pedidos.


É normal se questionar para não comprar a ação da KEPL3 no auge do ciclo, após anos tão fortes como os últimos, e este, junto com a economia e quebras de safra são alguns dos riscos importantes a se levar em consideração.


Atualmente atendendo a todas as maiores regiões produtoras do Brasil, a Kepler melhorou a volatilidade dos resultados decorrente de fenômenos climáticos como El Niño e La Niña, que afetam diferentemente clientes de diferentes regiões.


Além disso, o aumento das receitas de reposição e serviços, com os centros de distribuição, diminuiu a ciclicidade das receitas.

Fonte: Kepler
Fonte: Kepler


A Kepler atingiu um patamar muito superior de margens em 2022, impulsionados por anos de safra muito positivos, preços das comodities em alta e juros mais baixos.


Estes fatores impulsionaram a demanda da empresa para níveis recordes em 2022, o que junto com uma gestão eficiente de custos e margens levou ao patamar de 3015 de margem Ebitda em 2022


A margem Ebitda caiu para 22% no 1S23, com um hiato nas compras pela indefinição de financiamento, que acabou saindo melhor que o esperado.


Agora, com a divulgação do plano safra, a carteira da empresa já está maior que na mesma época do ano passado e as perspectivas para o ano são positivas.


Alto retorno sobre o investimento e geração de caixa


Importante notar que a Kepler é uma empresa de projetos.


Assim, algumas vezes recebem até 80% do valor antes da entrega, precisando de pouco CAPITAL DE GIRO, ficando inclusive superavitária em capital de giro em 2022.

A empresa tem foco no Capex para aumento de capacidade e produtividade e aceleração das oportunidades de M&A (a primeira aquisição da história da empresa foi a Procel)

Mesmo com o Capex maior o retorno sobre o capital investido tem sido altíssimo em mais de 60%.


A empresa tem um caixa robusto, com mais caixa do que dívidas, o que tem permitido um alto pagamento de proventos de dividendos e juros sobre o capital próprio e um robusto programa de recompra de ações.


O dividend yield dos ultimos 12 meses é de 9%, impulsionado por um 2022 fantastico de resultados, e a minha estimativa é de proventos de 4% para 2023


Conclusão: vale a pena investir em kepl3? veja aqui o resultado do meu valuation



minha conclusão é: Ótima empresa, mas não está uma barganha


Abaixo mostro o resultado de minhas projeções para a Kepler, que resultam num preço alvo de R$14 reais e um upside de 18%, mais um retorno em proventos de 4% estimado para 2023.

Desta forma, sigo monitorando os resultados e cotação da empresa, mas prefiro manter os nomes atuais que temos no portfólio recomendado.





O mercado hoje


O Ibovespa fechou em alta de 0,18% acompanhando NY onde o S&P 500 e Nasdaq subiram 0,12% e 0,29%.


A Inflação ao consumidor (CPI) dos EUA era o dado mais aguardado dessa semana.


O CPI de agosto veio em +0,6% frente a julho e em +3,7% frente a agosto do ano passado.


A gasolina contribuiu para mais de metade do ganho e, junto com mercado de trabalho apertado

Por outro lado, ocorreu uma normalização na inflação dos serviços, o que é positivo.


O Núcleo (inflação excluindo gasolina, alimentos e outros preços voláteis) subiu +0,3% frente a julho e +4,3% frente a agosto de 2022.


Como o núcleo acelerou de 0,2% para 0,3% neste mês e ficou acima da previsão, temos riscos de altas de juros adicionais, pois a inflação está mais que o dobro da meta de 2% nos EUA.


Em geral, o mercado não mudou a expectativa de manutenção das taxas estáveis pelo FED na reunião da próxima semana e que os juros devem continuar na faixa atual de 5,25% e 5,50% até começarem a cair pelo meio de 2024.


Aqui no Brasil saiu hoje a produção industrial em julho de 2023, que recuou 0,6% frente a junho


Na bolsa as varejistas avançaram diante do recuo dos juros futuros, com o Carrefour (CRFB3) sendo a maior alta do Ibovespa hoje em +3,97%.


A exceção foi VIIA3 que cai com o desalento de que a oferta de ações (follow on) não resolva seus problemas financeiros.


Weg (WEGE3) subiu +3,59% com o anuncio de parceria com a Petrobras (PETR4) para o desenvolvimento de um aerogeradores em terra para geração de energia eólica.


BRF (BRFS3) figurou nas maiores altas do Ibovespa, com a queda do preço do milho e alta do preço do frango que sobe mais de 15% em um mês.


As petroleiras (RECV3) -2,18% e (RRRP3) -2,16% caíram com o aumento dos estoques de petróleo nos EUA na semana passada, que fez o preço do petróleo Brent cair 0,19%, para US$ 91,88 por barril.









Cristiane Fensterseifer – CNPI, CGA e consultora CVM

Instagram : @crisinveste

Twitter : @crisinveste


















Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
RECEBA
O MELHOR
CONTEÚDO DE
INVESTIMENTOS
NO SEU EMAIL

Obrigado(a)!

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
RECEBA O MELHOR CONTEÚDO gratuito DE INVESTIMENTOS

Clique aqui para ler o Disclaimer

Exoneração de responsabilidade:

Os conteúdos podem mencionar possibilidades de lucro financeiro decorrente de investimento, eximindo-se a analista de qualquer responsabilidade sobre eventuais prejuízos do cliente em decorrência da tomada de decisão deste.

Recomendações de investimento mesmo quando são fundamentadas pela avaliação criteriosa de um analista certificado, podem não se confirmar e não antecipar o comportamento dos mercados com exatidão.

Padrões, histórico e análise de retornos passados não garantem rentabilidade futura.

Todo investimento financeiro, em maior ou menor grau, embute riscos que podem ser mitigados, mas não eliminados.

Nunca devem ser alocados em renda variável recursos destinados a despesas imediatas ou de emergência, bem como valores que comprometam o patrimônio do cliente.

A Investe10 não realiza intermediações financeiras. Cabe ao investidor a exclusiva responsabilidade pela execução de operações junto à respectiva instituição financeira na qual possua conta aberta. Os analistas têm, ou podem vir a ter, posições nos investimentos recomendados.

O Disclaimer não se sobrepõe à legislação e regulamentação vigentes mais informações estão na aba Disclaimer deste site na guia home.

Dados do site:

Nome: Investe10 ltda CNPJ é 50.569.459/0001-89

Telefone de contato: 51-992017563 / e-mail: investe10@outlook.com

Porto Alegre – Rio Grande do Sul - Brasil

Data estimada de entrega dos produtos (política de entrega) ou data estimada de prestação dos serviços – imediatamente após a compra

Políticas de troca, devolução/cancelamento e reembolso: conforme Políticas de Compra da comercialização dos serviços abaixo.

Políticas de Compra da comercialização dos serviços: Leia também clicando neste Link.

Prestação do serviço – O serviço é prestado online, por meio de relatórios e interação virtual. O cliente terá acesso ao serviço por meio do site.

Política de troca – É possível fazer troca por um serviço de igual valor, entrando em contato por e-mail no prazo de 30 dias

Política de cancelamento – É possível realizar o cancelamento do serviço de cobrança recorrente a qualquer momento nos planos mensais e em 7 dias nos planos anuais.

Política de reembolso - O reembolso é possível se o cancelamento for solicitado pelo cliente em até 7 dias da contratação. O prazo para processamento do reembolso é de até 7 dias úteis.

Detalhes de contato - o e-mail investe10@outlook.com ou WhatsApp 51 992017563 são as formas de contato para troca, devolução ou reembolso.

Métodos de pagamento disponíveis no site: cartão de crédito, boleto e Pix.

bottom of page