O Banco Inter (INTR, INBR32) vale mais após o lucro recorde?
Neste relatório mergulho fundo no ótimo resultado do Banco Inter, para entender o quanto isso vai continuar assim e as tendencias para os próximos trimestres.
Além disso, atualizo meu Valuation para o banco, sempre com o objetivo de responder se vale a pena investir nas ações da empresa.
Comento também o excelente resultado da Valid (VLID3) e as novidades de dividendos da Vivo (VIVT3).
Banco Inter - A fase da colheita chegou
Após a fase do plantio, no qual o banco construiu uma plataforma completa de serviços e produtos, o SuperApp, e cresceu em níveis muito altos sua base de clientes, atraídos por seu modelo inovador e com custos menores que os bancões, agora o Inter começa a gerar frutos.
A receita bruta total aumentou 39% no 3T23 frente ao 3T22.
O destaque, é o crescimento da receita de serviços, que cresceu 28% frente ao trimestre anterior e foi responsável por 35% da receita total do Inter.
A receita de serviços cresceu com o grande aumento de intercambio, dado a alta de 41% nas transações (TPV) principalmente no cartão de crédito, aumentando tanto a carteira de crédito em cartões como as taxas de intercambio recebidas.
Além disso é destaque a ótima performance do ecommerce próprio do Inter no SuperApp, o Inter Shop e dos seguros.
A receita de juros cobrados foi 65% do total e cresceu 2% frente ao trimestre anterior.
O número de clientes aumentou 1,6 milhões frente ao trimestre anterior para um total de 29,4 milhões de clientes – lembrando que a meta do banco é atingir 60 milhões de clientes em 2027.
A taxa de ativação dos clientes foi de 52,7%, a mais alta desde 2021.
Gastando menos para crescer
A receita de R$47,8 por cliente (ARPAC) aumentou 3% frente ao ano anterior enquanto o custo de aquisição por cliente caiu bastante, em 8%.
Ou seja, o Inter além de crescer fortemente, está gastando menos para crescer!
A receita liquida de R$31 por cliente bem maior que o custo de R$13 por cliente o qual, contrariando a inflação no Brasil caiu frente ao custo R$16 por cliente do ano passado.
Margem bruta por cliente foi recorde
Com receitas por ciente subindo e custos caindo, a margem bruta por cliente foi RECORDE e a administração espera que esta tendencia siga acontecendo
O controle de custos levou a um recorde no índice de eficiência neste 3T.
Análise da margem de juros líquida (NIM)
Houve um impacto negativo na carteira de R$20 milhões, com impacto da baixa inflação nos empréstimos imobiliários ligados ao IPCA, além de um volume mais alto de renegociações e descontos em acordos de cartão de crédito como uma estratégia de cobrança para reduzir inadimplência.
Pelo lado positivo, teve otimização continua com o Loop programa de pontos anunciado no último trimestre e uma melhora no mix.
A margem liquida continua a se expandir e tem melhoria devido a carteira melhor, a estratégia de reperecificação está em estágio avançado, melhorando as taxas implícitas por produto e devem continuar na meta de crescimento para mais de 10%.
As renegociações são baseadas na receita e os descontos ocorrem sobre os juros acumulados.
Isto deve prosseguir no 4T e conforme a carteira aumenta continuam as vendas da carteira
original, oferecendo descontos de quase 40% e isso está fazendo os clientes pagarem assim que os acordos são concluídos.
Controle de custos - Como o Inter gasta menos por cliente?
O controle de custos é a principal prioridade do banco e o custo por cliente é beneficiado pelos ganhos de escala.
O próximo gráfico mostra que com o crescimento de clientes, hoje são 5 clientes por colaborador comparativamente a 3 clientes por colaborador no ano passado.
O ganho de que estamos vendo tende a se perpetuar e até pode aumentar com:
- a continuidade do crescimento do número de clientes em direção a meta de 60 milhões
- com a maior adesão dos clientes atuais a vasta gama de produtos oferecidos pelo Inter – que vem adicionando mais produtos e serviços, como o recém lançado programa de pontuação e fidelidade LOOP e a conta global.
- graças a um modelo que já nasceu com uma tecnologia nova e totalmente digital, permitindo menores custos que os bancões tradicionais.
O ganho de escala é o principal motivo pelo qual o Inter vale mais e tem a meta de passar do ROE de 6% para 30% !
Na teleconferência o Inter foi questionado sobre um aumento nos gastos com por colaborador, o qual subiu mais de 40% frente ao ano anterior, e explicou que tais gastos devem ter alta correlação com o lucro, devido ao compartilhamento de lucros.
O número de colaboradores está caindo organicamente o assim o salário médio do colaborador está aumentando conforme sua performance na organização.
Lucro recorde e retorno caminhando para a meta ambiciosa!
O Lucro líquido do Inter totalizou o recorde histórico R$104 milhões um e o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de 5,7% caminhando para a meta de 30% do banco.
Banking - Crescimento de crédito com foco em rentabilidade e o funding mais barato do mercado
A concessão de credito aumentou 7% no 3T frente ao 2T e a maior alta foi em cartões de crédito com alta de 13%.
O cartão de crédito é o principal item da carteira do Inter com 30% de participação, seguido pelo crédito imobiliário com 19%, pessoal com 18% e Pequenas e Medias Empresas com 12%.
Além disso, continuam aumentando empréstimos imobiliários e de FGTS que tem menor inadimplência.
Qualidade nos ativos
Com o crescimento da carteira em cartão de crédito é natural se questionar qual o nível de confiança na originação nos últimos trimestres.
O Inter diz ser sempre muito cauteloso com cartão de credito e de ter uma carteira de credito bem garantida.
Nos últimos 12 meses melhoraram o processo de concessão e cobranças e com isso estão mais entusiasmados com estes produtos, com aumento significativo de R$25 milhões no volume transacionado (TPV) do cartão de crédito.
Além disso estão muito empolgados com a união de ecommerce + bancos e consequentemente com a melhoria no uso do cartão de crédito do Inter e do Inter Shop
Entendem que o futuro do financiamento é a integração de pagamentos e parcelas com o ecommerce e já começaram há 2 meses está integração.
A gestão do banco ainda não tem números certos de inadimplência para este produto, mas a boa notícia é que tem uma taxa muito boa e como recebem entradas, isso gera um amortecimento na inadimplência e faz o produto rentável.
No 4T23 vão passar mais detalhes sobre a inadimplência, mas estão muito entusiasmados com a união ecommerce + banco.
Inadimplência com tendencia positiva
A inadimplência está estável dívidas vencidas de 15 a 90 dias e no caso das dívidas vencidas a mais de 90 dias pode-se ver uma melhora.
A inadimplência está melhorando consistentemente em todas as safras de cartao de credito segundo a empresa.
O motivo é a melhoria no processo de cobrança, com implementação de estratégia de maior credito para clientes de melhor performance e redução naqueles que tem pior performance de risco.
Funding
O Inter tem uma das melhores estruturas de funding do mercado, com custo de capital de apenas 61% do CDI.
Isso ocorre devido a sua base muito diversificada com mais de 14 milhões de clientes no varejo que aumentam seus depósitos no banco.
35% do capital que o Inter usa vem de depósitos a prazo e transacionais de seus clientes.
Plataforma Transacional - Volume Total transacionado em crédito e débito 41% maior que no ano anterior !
O TPV (Volume Total de Pagamentos) de cartão de crédito e PIX teve uma expansão muito forte de 41% frente ao ano anterior, refletindo as ativações maiores e um bom mix entre uso do credito e do débito.
Boa parte do crescimento das taxas de intercambio veio da mudanaça no mix, com maior participação do cartão de crédito, que tem taxas maiores, ficando mais relevante que o débito.
Vemos que o valor transacionado (TPV) de cartão de crédito cresceu 12%, comparado com o crescimento de 4% do valor transicionado em débito, impulsionado pela aceleração do cresicmento da carteira crédito de cartões, a qual aumentou 13%.
Estao se preparando para crescer ainda mais no cartão de crédito com o programa de fidalidade e pontos LOOP, que está trazendo mais gastos dos clientes para o cartão de crédito do Inter.
Estão aumentando o limite dos cartões em 25% focando nos clientes de maior tendência a gatar e com bom perfil de risco.
A outra questáo é os seguros e parceiros com receita recorde e o acordo coim a B3 em investimentos que aumenta a cada trimestre.
Quando olhamos as verticais de marketplace, seguros e investimentos, também vemos crescimentos robustos frente ao ano anterior, de 20% ,113% e 33% respectivamente
O recém lançado Global App mostra uma adesão rapida, que prova a capacidade do Inter de engajar seus clientes em novos produtos.
Nos EUA eles estão replicando a principal vantagem competitiva que tem no Brasil, que são os custos e taxas menores para osclientes.
Risco da concorrência – como o Inter vê o crescimento do Nu Bank no consignado?
O Inter faz empréstimos consignados desde 2021, isso não é novo e estão muito bem posicionados.
Segundo o banco, não querem concorrer como antigamente quando tinham as menores taxas de consignado, mas seguir a estratégia B2C e não B2B2C.
Conclusão:
O Inter está criando um modelo de negócios que agrega valor a todas as partes , com vantagens competitivas de menor custo para servir ao cliente, funding mais barato do mercado e tecnologia de ponta que o diferencia dos concorrentes com melhor experiência para o usuário.
Considerando um valor mais conservador do que as metas estabelecidas pelo banco de ROE de 30% e 60 milhões de clientes em 2027, tenho preço alvo de R$ 35 por ação para o BDR INBR32, um upside de 47% frente ao preço atual de tela
Aliás, o banco informou que está ADIANTADO nas metas para 2027!
Podemos ver que nos ultimos 12 meses o ROE melhorou muito e o banco se mostra muito diligente no uso de capital da melhor forma possível.
Apesar do Inter se diferenciar com custos menores, e não cobrar taxas por PIX como outros concorrentes, o crescimento de taxas como as advindas do maior uso do cartão de crédito (TPV) é muito o importante no negócio deles.
Esta tendencia de crescimento nas taxas recebidas em serviços e cartões que vimos no último tri deve continuar a aumentar o ROE deles no futuro, com a expansão para os EUA e com o Inter Shopping.
Acredito também que o Inter deve continuar crescendo com o bom uso de capital e expansão do portfolio de credito com taxas mais altas.
Excelente resultado da Valid !
Crescimento de 13% na Receita Líquida versus o 3T22 e de 4% vs. o 2T23, com elevação de todos os segmentos
Margem bruta subindo 1,3p.p para 36,3%¨no 3T23
EBITDA trimestral de R$127MM com margem de 22,7%, levando o acumulado do ano para R$410MM com margem de 25,3%;
Lucro líquido trimestral contábil de R$61MM, 185% maior que no ano anterior !
O ROIC – retorno sobre o capital investido - nos últimos 12 meses subiu para 20,3%
Redução de Dívida Líquida, para apenas 0,2x do EBITDA e JSCP de R$0,65 por ação em 12 meses , yield de 4%.
Em breve a atualização da empresa !
Telefônica “Vivo” VIVT3 sobe quase 3% hoje com a aprovação pelo conselho de redução de capital
O valor de R$1,5 bi será pago aos acionistas, em uma única parcela até o dia 31 de julho de 2024.
O Valor adiciona cerca de 2% ao valor já esperado de pagamento de proventos , que é de cerca de 7% ao ano, totalizando cerca de 9% ao ano nas minhas estimativas
A empresa divulgou hoje que tem a “intenção” distribuir aos acionistas 100% ou mais do lucro líquido de 2024 a 2026 seja em proventos ou outras formas de remuneração, como a recompra de ações e de redução de capital social.
Cristiane Fensterseifer – CNPI, CGA e consultora CVM
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08/11/2023
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