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Giro de resultados Grendene #GRND3 + Lojas Renner #LREN3 + Meliuz #CASH3 Sanepar #SAPR11 + BR Partners #BRBI11

Mais 6 resultados analisados, com foco em entender se foram bons ou ruins e nas perspectivas e avaliação relativa das ações da empresa frente aos fundamentos e pares setoriais!


Você pode navegar diretamente para o resultado de seu interesse clicando no título abaixo:


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Bom resultado da Grendene #GRND3 no 3T24 tanto no operacional com ganho de margens como no financeiro com R$1,5bi em caixa líquido!


A Grendene reportou uma receita líquida de R$ 749 milhões no 3T24, com um aumento de 8,8% em comparação ao mesmo período de 2023.


A receita líquida por par aumentou 10% enquanto o CPV/par aumentou apenas 6% ante o 3T23!


Fonte: Grendene GRND3 - Release dos resultados do 3T24
Fonte: Grendene GRND3 - Release dos resultados do 3T24

 

A receita no mercado doméstico aumentou 13,2%, com reajuste de preços, maior demanda por produtos de valor agregado e grande expansão digital. As vendas online cresceram 26,8%.

Já as exportações caíram 5% com menor volume de pares exportados, refletindo a demanda enfraquecida com crises político-econômicas em alguns países da América Latina e a elevação da importação de produtos asiáticos nos Estados Unidos.


A empresa indicou que espera uma melhora gradual nas exportações com a estabilização econômica em mercados estratégicos.


Margem Bruta recorde em 5 anos!


O lucro bruto avançou 15%, com a margem bruta subindo para 47,9% (um aumento de 2,4 pontos percentuais em relação ao 3T23).

Fonte: Grendene GRND3 - Release dos resultados do 3T24
Fonte: Grendene GRND3 - Release dos resultados do 3T24

O aumento de margem foi graças ao controle de custos que subiu apenas 4%, menos que as receitas, graças ao uso de matérias-primas de menor custo e otimização dos processos produtivos.


O EBITDA recorrente de R$182 milhões foi +25% YoY com margem Ebitda recorrente subindo 3,1 pp para 24,3% no 3T24!


O lucro líquido recorrente foi de R$ 239 milhões, representando um aumento de 46%

A margem líquida recorrente subiu 8 pp para incríveis 31,9% no 3T24!


Alem do ganho na operação (alta de margem bruta) o lucro e margem liquida foram impulsionados pelas receitas financeiras sobre o caixa líquido de R$1,5 bilhões com a Selic alta.


Perspectivas e múltiplos Grendene:

Com caixa líquido de R$1,5 bilhões e gerando caixa - Nos 9M24, o caixa gerado pelas atividades operacionais foi de R$651 milhões - a Grendene segue uma ótima pagadora de proventos!


Junto ao resultado a GRND3 anunciou o pagamento adicional de R$0,15 por ação o que gera 2,8% de retorno a ser pago em 5 de dezembro de 2024 aos acionistas na base acionaria 21 de novembro de 2024.


Além disso, a inauguração da nova unidade industrial em Crato, Ceará, em setembro de 2024, fortaleceu a capacidade produtiva da Grendene, em calçados e componentes de EVA.


A Grendene espera continuar a ampliar sua presença no mercado doméstico, fortalecer suas operações digitais e expandir gama de produtos sustentáveis.


Apesar dos desafios econômicos globais, a empresa mantém uma visão otimista para 2025, com foco em eficiência, inovação e expansão de mercado.


Com crescimento de resultados, negociada a um EV/Ebitda em 12 meses de 6x está mais barata que as pares setoriais, vide tabela abaixo:

Fonte: InvestingPro - CUPOM NO FINAL DO TEXTO
Fonte: InvestingPro - CUPOM NO FINAL DO TEXTO

Com um P/L em 12 meses de 8x para 2025 está abaixo das pares setoriais (vide tabela abaixo) e também abaixo da média histórica de 5 anos de P/L, de 12x

Fonte: InvestingPro - CUPOM NO FINAL DO TEXTO
Fonte: InvestingPro - CUPOM NO FINAL DO TEXTO

 Com um caixa líquido de R$1,5bi, com proventos esperados de 7% ao ano, me parece interessante diante das pares setoriais.


Espero continuidade resultados financeiros sólidos para os próximos trimestres lembrando que o 4T24 é o período mais importante do ano para o varejo!


Lojas Renner (LREN3) SENSACIONAL 3T24 – Taxar importados na Shein e Shopee parece já ter ajudado os resultados das varejistas!


A receita líquida de vendas atingiu R$ 3.391 milhões no 3T24, um aumento de 9,5% em comparação ao mesmo período de 2023.


No 3T24 as vendas em mesmas lojas da Lojas Renner tiveram um crescimento significativo de 11,5% a.a superando em muito o crescimento do 3T23, de apenas 0,6%.


Vimos sólido crescimento das vendas em todos os segmentos da empresa, impulsionado pelo crescimento no e-commerce:


As vendas de vestuário no Brasil cresceram 13% no 3T24, o dobro da média do mercado com grande flexibilidade operacional e agilidade para captura de tendências, garantindo estoques ajustados.

O modelo omnichannel da Renner, com atendimento por RFID em cerca de 250 lojas, aprimorou a experiência do cliente e reduziu filas, aumentando a satisfação medida pelo NPS (nota que os clientes dão para sua experiência com a empresa).


A marca de decoração e itens para o lar Camicado registrou aumento de 12% nas vendas e de 18% nas vendas por metro quadrado com destaque para a marca própria Home & Style com maior margem bruta.


A marca jovem Youcom viu a receita líquida subir 27%, com um aumento de 1,7 pontos percentuais na margem bruta com integração dos canais físico e digital ampliando a base de clientes.


O GMV digital avançou 24% e a penetração digital nas vendas totais subiu para 17%, com o aplicativo Renner líder em downloads e base instalada de moda.


Margem bruta de varejo da Lojas Renner apresentou uma melhoria consistente


Em 54,7% no 3T24, com um aumento de 1,1 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2023 pela eficiência do modelo e gerenciamento de estoques preciso, que reduziu o prazo médio de estocagem em 13 dias, permitindo maior giro de produtos e menos remarcações.


A empresa conseguiu diminuir significativamente os volumes de itens mais antigos, o que reduziu a necessidade de descontos.


A margem bruta consolidada foi de 54,7%, uma alta de 1,1 pontos percentuais


A margem EBITDA ajustada de 19,5% teve avanço de 5,7 pontos percentuais em relação ao 3T23 ajudada pela melhor operação financeira!


O EBITDA ajustado da Renner cresceu 59,1%, atingindo R$ 577 milhões 

Fonte: Renner LREN3 - Release dos resultados do 3T24
Fonte: Renner LREN3 - Release dos resultados do 3T24

A operação financeira, por meio da Realize, atingiu R$ 58 milhões em resultado financeiro positivo, com a recuperação na qualidade da carteira de crédito, que viu uma queda significativa na inadimplência acima de 90 dias.


A Realize é uma área em contínuo crescimento, com melhorias significativas na qualidade da carteira de crédito e perspectivas de expansão nos serviços oferecidos.

A participação dos cartões próprios nas vendas aumentou, impulsionada pelo programa de cashback.


O lucro líquido da Renner totalizou R$ 255 milhões, com crescimento de 48%, e uma margem líquida de 8,6%.


A administração planeja continuar a expansão de lojas e reforçar a infraestrutura digital, sem novos investimentos significativos em infraestrutura no curto prazo.


Perspectivas e Conclusão #LREN3:


A Renner demonstra crescimento sólido e resiliência, com iniciativas de digitalização bem-sucedidas e expansão omnichannel com operações integradas impulsionadas pela expansão no e-commerce aprimoram a experiência do cliente e fortalecem a fidelização.


A evolução na cadeia de fornecimento e eficiência favorecem o crescimento de margens e a operação financeira realize é um diferencial competitivo importante, ainda mais com melhores resultados.


As estratégias implementadas até agora sustentam uma perspectiva de crescimento e rentabilidade para o próximo trimestre e para 2025.


Com ROIC (Return on Invested Capital) de 12,7% com aumento de 2,9 pontos é uma evolução notável após os anos de maiores aportes em infraestrutura e tecnologia.


A Renner agora entra em uma fase de crescimento e rentabilidade sustentada por uma menor necessidade de investimentos incrementais, o que contribui positivamente para a geração de caixa e para o retorno aos acionistas.


Negociada a um P/L em 12 meses de 14x e EV/Ebitda de 6x, com caixa líquido de R$ 1,4 bi e FCL de R$ 412 milhões, a Renner segue como o player consistente historicamente em entrega de resultados do setor e tem a tranquilidade de alta liquidez em momentos de Selic alta. 


Espero um 4T24 sólido, lembrando que este é o principal período de vendas do ano para a Renner com Black Friday e Natal!

 

Fonte: InvestingPro - CUPOM NO FINAL DO TEXTO
Fonte: InvestingPro - CUPOM NO FINAL DO TEXTO

Meliuz #CASH3 - FENOMENAL 3T24 um dos menores Ev/Ebitda anualizados da bolsa!


Do 3T23 para o 3T24, a quantidade de usuários da Méliuz (contas totais) aumentou +22% para 35,6 milhões de contas!


O número de novos compradores cresceu 31% entre o 3T23 e o 3T24.


O GMV (volume bruto de mercadoria) quantidade de vendas que passa pela Meliuz feita em sites parceiros no segmento chamado de Shopping Brasil cresceu 10%, para R$1,21 bilhão.


O take rate, percentual que fica para a Méliuz em cada compra, aumentou de 5,9% para 6,6%

Com isso a Receita líquida no segmento Shopping no Brasil foi de R$ 60 milhões, crescimento de 20% ante o 3T23.


A receita de serviços financeiros que compreende a conta digital e o cartão em parceria com o banco BV, o cartão próprio do Méliuz e o cartão co-branded legado, também deu show e cresceu 86% ante o 3T23 para R$ 16 milhões no 3T24.

Fonte: Méliuz  CASH3 - Release dos resultados do 3T24
Fonte: Méliuz CASH3 - Release dos resultados do 3T24

 A Receita líquida Consolidada da Méliuz atingiu R$ 90 milhões, um aumento de 28% em comparação ao 3T23 e de 3% em relação ao 2T24.


O EBITDA ajustado consolidado cresceu para R$ 12,2 milhões, um aumento significativo comparado aos R$ 1,2 milhão no 3T23, o crescimento do EBITDA ajustado foi de +885%

 

Fonte: Méliuz  CASH3 - Release dos resultados do 3T24
Fonte: Méliuz CASH3 - Release dos resultados do 3T24

O lucro ajustado de R$ 13,6 milhões, cresceu 39% em relação ao 3T23.


No 3T24 a Méliuz concluiu a segunda redução de capital do ano. Ao todo, devolveram em dinheiro ao acionistas R$ 430 milhões em 2024, R$ 4,95 por ação. Ainda assim, tem uma posição de caixa confortável de aproximadamente R$ 240 milhões ao final do 3T24.


Novo CEO anunciado do Méliuz Gabriel Loures, integra o time desde 2018 e nos últimos anos estava na posição de Diretor de Growth, Estratégia e Novos Negócios


Conclusão e perspectivas #CASH3


Entramos agora no 4T24 é o período mais importante do ano para a Méliuz com Black Friday e diante do 3T24, fiquei animada com o que pode vir!


Na parte financeira em parceria com a BV no 3T24, lançaram o Cofrinho para 100% da base de usuários e vão lançar a venda de Seguros em breve.


Além disso já começaram a testar novos produtos de crédito, como o Crédito Pessoal.


Com valor da firma de cerca de R$63 milhões, e Ebitda consolidado de R$12 milhões no trimestre (um Ev/ebitda anualizado de 1,4x, talvez a empresa seja uma das mais baratas da bolsa)


O P/L do 3T24 anualizado é de 9x.


Sanepar #SAPR11 - 3T24 consistente como sempre - de olho no precatório de 50% do valor de mercado!  


A Receita Operacional Líquida de R$ 1,71 bilhão no 3T24 teve crescimento de 6,5% em relação ao 3T23, com a receita de esgoto subindo 10,8% no período.


Número de ligações de água e esgoto cresceu 0,9% e 2,3% respectivamente em relação ao 3T23.


Expansão no sistema de esgotamento sanitário em 16 municípios, por meio de uma PPP, favorecendo uma maior cobertura de esgoto na região do Paraná.


A migração de unidades para o Mercado Livre de Energia permitiu uma redução de 7,5% nos custos com energia elétrica.


O EBITDA de R$ 758 milhões, uma leve queda de 2,5% ano a ano, mas com conversão de 109,2% em geração de caixa operacional.


A queda de Ebitda foi em grande parte pelo maior custo com pessoal de +31% ante o 3T23, por conta do Reajuste salarial de 3,86% no início do ano e reajuste de 9,88% do SANESAÚDE no meio de 2024.


Alem disso a Sanepar registrou Indenizações trabalhistas R$ 85 mi que foram de apenas R$ 9 mm no 3T23.


O Lucro Líquido no trimestre foi de R$ 378 milhões, com margem líquida de 22,1%.

Fonte: Sanepar SAPR11 - Release dos resultados do 3T24
Fonte: Sanepar SAPR11 - Release dos resultados do 3T24

Com Dívida líquida total de R$ 4,78 bilhões, representando um índice de alavancagem de 1,7x dívida líquida sobre o EBITDA o que faz sentido para um negócio de receita estável como é saneamento, mas que exige altos investimentos em manutenção e universalização dos serviços.


Os Investimentos Totais de R$ 503 milhões foram 10,6% superiores ao 3T23 para esgoto, com foco na melhoria da infraestrutura.


Considerações e expectativas para Sanepar


Os investimentos altos e as expansões de serviços de saneamento para a Sanepar tendem a se converter em retorno posterior.


O que mais me chama atenção na tese é que a Sanepar #SAPR11 tem cerca de R$4 BI de precatório a receber que pode vir em 2025! Isso representa 50% do valor de mercado da Sanepar!


O EV/Ebitda de 12 meses da Sanepar é de 4x, mas seria de cerca de 2x apenas considerando estes valores a receber.

Com P/L de 5x em 12 meses e proventos de 5% com resultados consistentes e sólidos, a Sanepar ainda negocia com algum desconto para players privados e/ou recentemente privatizados como a Sabesp.


A privatização da Sabesp em julho de 2024, com venda de 17% das ações a um preço de R$ 67 por ação (R$ 7,9 bilhões para o estado de São Paulo) indicavam uma avaliação de cerca de R$ 50 bilhões e múltiplo EV/EBITDA estimado de 8,6x, acima da média histórica.


Já o múltiplo P/L (Preço sobre Lucro), que relaciona o preço da ação ao lucro por ação, chegou ao patamar de 16x. O mercado a precificar as ações com uma perspectiva otimista,

especialmente com a entrada da Equatorial como acionista de referência e expectativas de ganhos de eficiência e melhorias operacionais após a privatização.


 

Excelente resultado da BR Partners #BRBI11!


A Receita Total no 3T24, de R$ 157,7 milhões, teve crescimento de 47,6% em relação ao 3T23.

A receita proveniente de clientes foi de R$ 125,8 milhões no 3T24, aumento expressivo de 58,3% ano a ano, impulsionado pelo aumento das operações de Investment Banking e pela estruturação e distribuição de dívida.


A divisão de Investment Banking teve volume de transações totalizando mais de R$ 15,3 bilhões no ano fortalecido pela alta demanda por serviços de fusões e aquisições (M&A) e reestruturação.

 

A Gestão de Ativos teve Wealth under Advisory (Patrimonio total dos clientes sob Consultoria da BR Partners) de R$ 4,3 bilhões no terceiro trimestre, teve crescimento robusto de 32% em relação ao trimestre anterior.


No segmento Mercado de Capitais a BR Partners alcançou um recorde de R$ 6,1 bilhões em emissões realizadas no ano, refletindo o crescimento do mercado local de dívida e uma boa demanda por recursos de reforço de caixa e reestruturações.


O lucro líquido trimestral foi de R$ 50 milhões, crescendo 24,8% em relação ao mesmo período de 2023.


A margem líquida alcançou 31,8% no 3T24, embora tenha registrado uma queda de 5,8 pontos percentuais em comparação ao 3T23.


O Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROAE) trimestral foi de 23,7%, e o acumulado do ano foi de 24,2%, representando um aumento significativo de 5,3 pontos percentuais em relação ao 3T23.


A companhia distribuiu dividendos no valor de R$ 47,2 milhões, o que representa um dividend yield anualizado de 9,39%


No 3T24 anunciou pagamento de dividendos intercalares de R$ 0,45 ou 3% de yield. A Data-com para ter direito ao recebimento é 12 de novembro de 2024.


Essa distribuição reafirma o compromisso da BR Partners com a criação de valor para os acionistas.


Estratégias Futuras e Perspectivas para BR Partners:


O BR Partners segue focado em consolidar sua posição no mercado de Investment Banking e aumentar a base de clientes em Wealth Management (Gestão de Patrimônio).


A companhia planeja continuar expandindo suas operações de M&A, especialmente em setores como energia, saúde e real estate, e prevê um ambiente positivo para novas emissões de dívida.


A BRBI11 tem P/L anualizado de 8x e ROE acima dos principais bancos brasileiros.


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Cristiane Fensterseifer CNPI, CGA e consultora de investimentos no www.investe10.com.br
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