A BOLSA SUBIU 700% EM 6 ANOS COM O LULA... O QUE VC ACHA QUE DEVE ACONTECER COM O GUEDES?

Estava eu ontem à noite na fila do supermercado, sem celular.


Sai para "matar várias coisas" em um só passeio (super + caminhada+ tempo em família+desestressar+passear com os cachorros)...


Como a segurança no Brasil não permite luxos, estava eu sem celular (coisa rara) na fila do super... Quando peguei a revista Veja para folhear e não me irritar com a fila...


Que bom!


Na 2a página estava lá o gráfico do Ibovespa e me atentei para que em 2002, véspera das eleições do Lula, com as chances de o PT ganhar e o mercado financeiro apavorado, o Ibovespa estava em 8 mil pontos.


Vou colocar o gráfico aqui e explicar meu pensamento abaixo:





O governo lula, no fim das contas, assumiu postura "menos pior" do que o mercado imaginou, #chamouoMeirelles, e o Ibovespa em 6 anos subiu + de 700% até 2008 (ok, teve ajuda do preço das commodities)


É uma alta gigante em pouco tempo! Vejam quanto isso dá por ano!


Só que em 2008 veio a crise dos imóveis Subprime nos EUA e a bolsa caiu 50% em apenas 5 meses: É aí que se criam os investidores que odeiam ações.


Imagina o cara que investiu na pontuação máxima, perdeu 50% em 5 meses e aí vendeu apavorado... Vou chamar ele de "Sr. Pânico"


Só que o governo americano socorreu os bancos e o Ibovespa recuperou-se e subiu, do mínimo em 11/2008, mais de 90% em cerca de 1 ano!


Se o investidor "Sr. Pânico" não tivesse vendido, quase teria recuperado.


Pois bem, acontece que o Brasil começou a pedalar -ops- patinar, e veio a crise na nossa economia...


De 2010 a 2016 bolsa caiu dos 70 mil para 40 mil pontos! 6 anos de queda, de 40%. Anos horríveis para o investidor em ações...


Obviamente nesse período a renda fixa ganhou mais...


Afinal, o país entrou em crise!


Com o impeachment e a possibilidade de mudanças na direção da economia, os investidores animaram-se com a chance de país voltar a crescer e, em apenas 2 anos, bolsa subiu mais de 140% e chegamos a 100 mil pontos este ano!


Como você pode observar, a bolsa e a economia têm ciclos.


E eu quero deixar a provocação/pergunta para você.


O que você acha que acontecerá com a bolsa e a economia nos próximos anos, com Paulo Guedes fazendo política?



Cristiane Fensterseifer, CNPI

Não é recomendação de investimentos

Disclosure no Site

98 visualizações
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

um site feito por quem ama investimentos

EXONERAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E INFORMAÇÕES IMPORTANTES: OS CONTEÚDOS PODEM MENCIONAR POSSIBILIDADES DE LUCRO FINANCEIRO DECORRENTE DE INVESTIMENTO, EXIMINDO-SE A ANALISTA DE QUALQUER RESPONSABILIDADE SOBRE EVENTUAIS PREJUÍZOS DO CLIENTE EM DECORRÊNCIA DA TOMADA DE DECISÃO DESTE. RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTO MESMO QUANDO SÃO FUNDAMENTADAS PELA AVALIAÇÃO CRITERIOSA DE UM ANALISTA CERTIFICADO, PODEM NÃO ESTAR CORRETAS E NÃO ANTECIPAR O COMPORTAMENTO DOS MERCADOS COM EXATIDÃO. PADRÕES, HISTÓRICO E ANÁLISE DE RETORNOS PASSADOS NÃO GARANTEM RENTABILIDADE FUTURA. TODO INVESTIMENTO FINANCEIRO, EM MAIOR OU MENOR GRAU, EMBUTE RISCOS QUE PODEM SER MITIGADOS MAS NÃO ELIMINADOS. NUNCA DEVEM SER ALOCADOS EM RENDA VARIÁVEL RECURSOS DESTINADOS A DESPESAS IMEDIATAS OU DE EMERGÊNCIA, BEM COMO VALORES QUE COMPROMETAM O PATRIMÔNIO DO CLIENTE. A ANALISTA NÃO REALIZA INTERMEDIAÇÕES FINANCEIRAS E NÃO OBTÉM NENHUM TIPO DE RECEITA ADVINDA DE COMISSÕES, CORRETAGENS OU EMOLUMENTOS SOBRE MONTANTES APLICADOS, CABE AO INVESTIDOR A EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE PELA EXECUÇÃO DE OPERAÇÕES JUNTO À RESPECTIVA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA NA QUAL POSSUA CONTA ABERTA. OS ANALISTAS TÊM, OU PODEM VIR A TER, POSIÇÕES NOS INVESTIMENTOS RECOMENDADOS. O DISCLAIMER NÃO SE SOBREPÕE À LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO VIGENTES MAIS INFORMAÇÕES ESTÃO NA ABA DISCLAIMER DESTE SITE NA GUIA HOME.