A BOLSA SUBIU 700% EM 6 ANOS COM O LULA... O QUE VC ACHA QUE DEVE ACONTECER COM O GUEDES?

Estava eu ontem à noite na fila do supermercado, sem celular.


Sai para "matar várias coisas" em um só passeio (super + caminhada+ tempo em família+desestressar+passear com os cachorros)...


Como a segurança no Brasil não permite luxos, estava eu sem celular (coisa rara) na fila do super... Quando peguei a revista Veja para folhear e não me irritar com a fila...


Que bom!


Na 2a página estava lá o gráfico do Ibovespa e me atentei para que em 2002, véspera das eleições do Lula, com as chances de o PT ganhar e o mercado financeiro apavorado, o Ibovespa estava em 8 mil pontos.


Vou colocar o gráfico aqui e explicar meu pensamento abaixo:





O governo lula, no fim das contas, assumiu postura "menos pior" do que o mercado imaginou, #chamouoMeirelles, e o Ibovespa em 6 anos subiu + de 700% até 2008 (ok, teve ajuda do preço das commodities)


É uma alta gigante em pouco tempo! Vejam quanto isso dá por ano!


Só que em 2008 veio a crise dos imóveis Subprime nos EUA e a bolsa caiu 50% em apenas 5 meses: É aí que se criam os investidores que odeiam ações.


Imagina o cara que investiu na pontuação máxima, perdeu 50% em 5 meses e aí vendeu apavorado... Vou chamar ele de "Sr. Pânico"


Só que o governo americano socorreu os bancos e o Ibovespa recuperou-se e subiu, do mínimo em 11/2008, mais de 90% em cerca de 1 ano!


Se o investidor "Sr. Pânico" não tivesse vendido, quase teria recuperado.


Pois bem, acontece que o Brasil começou a pedalar -ops- patinar, e veio a crise na nossa economia...


De 2010 a 2016 bolsa caiu dos 70 mil para 40 mil pontos! 6 anos de queda, de 40%. Anos horríveis para o investidor em ações...


Obviamente nesse período a renda fixa ganhou mais...


Afinal, o país entrou em crise!


Com o impeachment e a possibilidade de mudanças na direção da economia, os investidores animaram-se com a chance de país voltar a crescer e, em apenas 2 anos, bolsa subiu mais de 140% e chegamos a 100 mil pontos este ano!


Como você pode observar, a bolsa e a economia têm ciclos.


E eu quero deixar a provocação/pergunta para você.


O que você acha que acontecerá com a bolsa e a economia nos próximos anos, com Paulo Guedes fazendo política?



Cristiane Fensterseifer, CNPI

Não é recomendação de investimentos

Disclosure no Site