Grazziotin, gosto desta Small Cap!


Analista Cristiane Fensterseifer, CNPI

Lembre-se sempre que o investimento em ações é um investimento de risco, que pode levar a perdas no valor investido, por isso sempre é importante conhecer bem a empresa em que você está investindo e não alocar capital que necessite utilizar no curto prazo!

Se você leu este relatório e quer tirar suas dúvidas, ou quer saber o preço justo calculado e o potencial de valorização desta ação que obtivemos mediante o Valuation manda um e-mail para investe10@outlook.com

GRAZZIOTIN – VAREJO BOM E BARATO

Porque olhar para uma empresa pequena? Porque comprar Small Caps?

Porque são as empresas menores que mais têm potencial de crescimento. Uma empresa grande, já é grande e por isso seu “upside” (potencial de crescer e valorizar em bolsa) é em geral mais limitado. Mas, no caso das pequenas e médias, a perspectiva de crescimento pode ser tremenda.

Por isso, eu gosto de olhar estas pequenas empresas, que podem ter crescimento relevante, ou que estão mal precificadas no mercado pois poucos analistas acompanham e divulgam relatórios, ou que podem ser alvo de aquisições por empresas maiores e destravar valor significativo para seus acionistas.

Todos esses são bons motivos para olhar e comprar ações de empresas pequenas (Small Caps)

O que faz a Grazziotin?

A Grazziotin tem sua sede em Passo Fundo/RS, onde também ficam seus centros de distribuição, e possui várias marcas de lojas de varejo, localizadas na região sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). A rede com a marca de próprio nome Grazziotin é formada por 65 lojas de vestuário, artigos de decoração, com foco em preço acessível. A marca Tottal Casa e Conforto possui 61 lojas onde comercializa produtos para casa, como cama mesa e banho, e a Rede Pormenos com 187 lojas tem foco em vestuário e variedades para o varejo popular, para o lar e crédito facilitado. A marca Franco Giorgi é uma marca própria de moda masculina, com 22 lojas. A empresa é controlada pela VR Grazziotin (família).

Atratividade das ações:

A empresa negocia hoje a múltiplos P/L (Valor de mercado atual/ lucro projetado do ano) muito abaixo das empresas do mesmo setor de atuação.

As ações da Riachuelo e Renner que também atuam no varejo de vestuário negociam a um múltiplo P/L projetado para 2019 maior do que 16x, ou seja, mais que o dobro do P/L da Grazziotin, que negocia a P/L projetado para 2019 de apenas 7x.

É certo que a empresa historicamente apresenta um desconto nos múltiplos negociados devido a menor liquidez em bolsa e crescimento acelerado de algumas concorrentes em abertura de lojas, por exemplo.

Dada a expectativa de recuperação do mercado de consumo no país, seguindo a queda da taxa de juros, a inflação baixa e a esperada recuperação do emprego, a empresa pode ter uma correção na sua precificação, justamente pela menor liquidez e por não ser um alvo óbvio no radar dos analistas do mercado.

Para o pequeno investidor de longo prazo, porém, isto pode constituir uma oportunidade de adquirir um ativo de qualidade a múltiplos muito descontados.

O desempenho da empresa nos últimos anos tem sido favorável. As vendas em mesmas lojas cresceram em uma média de 6% desde 2016, um desempenho favorável em comparação com os demais pares setoriais na crise, quando algumas obtiveram queda nas vendas em mesmas lojas

A margem EBITDA sofreu nos últimos trimestres, mas deve se recuperar com a melhora da economia e principalmente com uma safra positiva aumentando o poder de compra dos consumidores no interior dos estados de atuação.

O varejo tende a ser o motor do crescimento no Brasil em um cenário de recuperação econômica, o que tende a beneficiar a empresa, que atua neste segmento.

O que pode prejudicar a empresa e as ações?

A liquidez reduzida das ações da empresa pode fazer com que a sua oscilação não acompanhe um movimento de valorização de ações do mesmo setor, que possuam maior negociação em bolsa.

Uma piora no ambiente econômico, com aumento na inflação, aumento de juros e queda no emprego pode fazer com que o ritmo de vendas desacelere, levando a uma menor atratividade no investimento, bem como ocorra uma piora na inadimplência.

Uma grande quebra de safra na região sul também pode impactar as vendas devido à localização das lojas.

Uma parte do sucesso da operação da empresa está ligada à sua capacidade de se adaptar corretamente às coleções e a moda e do acesso ao credito por parte de seus clientes, e uma falha nestes quesitos pode prejudicar o desempenho da companhia.

Projeções:





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