Compre na baixa..

Atualizado: 7 de Abr de 2019




A velha máxima: “Compre na baixa e venda na alta” é tão óbvia e banal para aqueles que começam a investir em ações... Entendi, está tudo certo, vou enriquecer... Mas quando o mercado está em pânico e as pesquisas eleitorais mexem mais com as ações do que as atividades empresariais, até o mais experiente investidor pode ser pego na armadilha de se deixar levar pelo ânimo da manada e esquecer o que realmente importa.

Lembro do recente momento pós julgamento do Lula pelo TRF4 este ano, aqui em Porto Alegre. Após a confirmação da sentença, o mercado comemorou e os próximos dias levaram a bolsa dos 80 mil aos 85 mil pontos em apenas 3 dias. Lembro de ler inúmeros analistas fazerem projeções de 96, 100 mil pontos para o Ibovespa naquela época, ignorando (?!) a economia e o ano eleitoral. Agora, as vésperas de uma eleição incerta e com uma queda já considerável do Ibovespa precificando isso, não faltam cenários catastróficos - o Brasil agora já é a próxima Argentina ou, porque não, Venezuela.

A verdade é que certamente as eleições influenciarão a bolsa nos próximos anos, mas não vamos esquecer o pânico seguido de anos de alta após a primeira eleição do Lula e de que a máquina pública PRECISA da iniciativa privada para continuar a existir. Mas acima de tudo, não podemos esquecer da velha máxima, que a essa altura do texto, talvez já tenha sido esquecida: “Comprar na baixa e vender na alta”.

Uma ação que sempre foi uma queridinha da bolsa e que foi atingida por uma maré de notícias ruins, que levaram o preço da ação a cair para menos da metade do que valia no início do ano é a Ultrapar. A empresa foi prejudicada por tantas notícias ruins que dá para numerar: 1 - negativa pelo CADE da aquisição da Alesat 2 - negativa pelo CADE da aquisição da Liquigás, com multa de R$280 milhões 3 - greve dos caminhoneiros questionando o preço do combustível 4 - operação da PF sobre cartel em alguns postos em Curitiba 5 - resultados op

eracionais não tão positivos como o mercado esperava e estava acostumado. Dito isso, é importante dizer também que a maior parte dessas notícias não se repetirá e já foi precificada e que a empresa sempre foi muito bem gerida e possui uma base de ativos fantástica, ou seja, não faz sentido a ação negociar a um preço/lucro de 16,36x, praticamente o mesmo que sua concorrente estatal Petrobras Distribuidora e muito abaixo do que historicamente negociava.

Algumas Small Caps também escondem potenciais retornos, como é o caso da Guararapes, que após uma alta expressiva esse ano caiu indiscriminadamente. A empresa tem um alto potencial, num setor que reage muito bem a uma eventual retomada na economia do país, um histórico de crescimento positivo, uma estrutura integrada que beneficia a operação, unindo fábrica e varejo, uma distribuição geográfica favorável de suas lojas, muito mais diversificada do que antigamente e várias fontes de crescimento adicionais – crédito aos clientes, celulares, shopping center... A empresa negocia a um preço/lucro de 11x, menos da metade da concorrente Renner (P/L de 24x). Para quem não tem problemas de liquidez, como o pequeno investidor, é uma ótima opção.

Enfim, ganhando quem ganhar estas eleições, fato é que algumas empresas seguirão ganhando dinheiro no seu setor de atuação. Provavelmente nos anos após as eleições continuaremos nos locomovendo, nos vestindo e utilizando a eletricidade em casa e no trabalho. A queda atual da bolsa é uma ótima oportunidade de comprar na baixa empresas que fornecem esses serviços, principalmente para aqueles que tem a paciência de deixar a poeira baixar e esperar para vender na alta.

Disclosure :

os autores de cada conteúdo estão indicados nos respectivos posts

Declaração do(s) analista(s) de valores mobiliários(de investimento), nos termos do art. 17 da ICVM 483

O(s) analista(s) de investimento, ou de valores mobiliários, envolvido(s) na elaboração deste relatório (“Analistas de investimento”), declara(m) que as recomendações contidas neste refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma

1. O(s) analista(s) de investimentos, envolvidos na elaboração deste relatório, não tem vínculo com pessoa natural que trabalha para o emissor objeto do relatório de análise

2.O(s) analista(s) de investimentos, seus cônjuges ou companheiros, detêm, direta ou indiretamente, em nome próprio ou de terceiros, ações e/ou outros valores mobiliários de emissão das companhias objeto de sua análise.

3.Os analistas de investimento, seus cônjuges ou companheiros, estão direta ou indiretamente envolvidos na aquisição, alienação ou intermediação dos valores mobiliários objeto deste relatório.

4.Os analistas de investimento, seus cônjuges ou companheiros, possuem, direta ou indiretamente, qualquer interesse financeiro em relação à companhia emissora dos valores mobiliários analisados neste relatório.

5.Os analistas de investimento, seus cônjuges ou companheiros, negociam com cotas de fundos de investimento que concentram seus investimentos na companhia analisada ou em seu setor da economia,ou em cuja administração ou gestão podem influenciar, direta ou indiretamente.

as opiniões são individuais do analista a partir da sua percepção e analise , bem como projeções e entendimento e sempre são sujeitos a mudanças acompanhando os fatos

o conteúdo não constitui oferta de negociação de valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros.

O analista responsável pela elaboração do conteúdo declara, nos termos do artigo 17o da Instrução CVM no 483/10, que Suas recomendações refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e são elaboradas de forma independente.

Declaração do(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento) envolvidos na elaboração deste relatório, nos termos do art. 17 da ICVM 483:

1. O(s) analista(s) de investimento, ou de valores mobiliários, envolvido(s) na elaboração deste relatório (“Analistas de investimento”), declara(m) que as recomendações contidas neste refletem exclusivamente as suas opiniões pessoais sobre as companhias e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma,

. 2. O(s) Analista(s) de investimento são titulares de valores mobiliários objeto do presente relatório.

os relatórios específicos são de uso exclusivo dos adquirentes e não podem ser reproduzidos ou distribuídos.

cada investidor deve desenvolver suas próprias análises e estratégias.

A reprodução indevida de relatórios ou trechos está sujeita a multa e demais punições cabíveis, de acordo com art!gos 102 e seguintes da Lei 9.610/98.


1 visualização
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

um site feito por quem ama investimentos

EXONERAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E INFORMAÇÕES IMPORTANTES: OS CONTEÚDOS PODEM MENCIONAR POSSIBILIDADES DE LUCRO FINANCEIRO DECORRENTE DE INVESTIMENTO, EXIMINDO-SE A ANALISTA DE QUALQUER RESPONSABILIDADE SOBRE EVENTUAIS PREJUÍZOS DO CLIENTE EM DECORRÊNCIA DA TOMADA DE DECISÃO DESTE. RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTO MESMO QUANDO SÃO FUNDAMENTADAS PELA AVALIAÇÃO CRITERIOSA DE UM ANALISTA CERTIFICADO, PODEM NÃO ESTAR CORRETAS E NÃO ANTECIPAR O COMPORTAMENTO DOS MERCADOS COM EXATIDÃO. PADRÕES, HISTÓRICO E ANÁLISE DE RETORNOS PASSADOS NÃO GARANTEM RENTABILIDADE FUTURA. TODO INVESTIMENTO FINANCEIRO, EM MAIOR OU MENOR GRAU, EMBUTE RISCOS QUE PODEM SER MITIGADOS MAS NÃO ELIMINADOS. NUNCA DEVEM SER ALOCADOS EM RENDA VARIÁVEL RECURSOS DESTINADOS A DESPESAS IMEDIATAS OU DE EMERGÊNCIA, BEM COMO VALORES QUE COMPROMETAM O PATRIMÔNIO DO CLIENTE. A ANALISTA NÃO REALIZA INTERMEDIAÇÕES FINANCEIRAS E NÃO OBTÉM NENHUM TIPO DE RECEITA ADVINDA DE COMISSÕES, CORRETAGENS OU EMOLUMENTOS SOBRE MONTANTES APLICADOS, CABE AO INVESTIDOR A EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE PELA EXECUÇÃO DE OPERAÇÕES JUNTO À RESPECTIVA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA NA QUAL POSSUA CONTA ABERTA. OS ANALISTAS TÊM, OU PODEM VIR A TER, POSIÇÕES NOS INVESTIMENTOS RECOMENDADOS. O DISCLAIMER NÃO SE SOBREPÕE À LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO VIGENTES MAIS INFORMAÇÕES ESTÃO NA ABA DISCLAIMER DESTE SITE NA GUIA HOME.