Os primeiros passos de um investidor



Ok, você já sabe que a poupança rende pouco e que existem mil opções de investimento melhores... mas não sabe nem por onde começar?

Aqui vão algumas dicas pessoais minhas – tipo fórmula de bolo - para te ajudar nessa tarefa tão CHATA para a maioria das pessoas... posso garantir, no entanto, que depois de começar, vai pegar gosto e investir vai se tornar melhor que fazer compras no Shopping

As plataformas de investimento das corretoras, como a da XP, Genial Investimentos, BTG... e tantas outras são uma boa opção para você começar investir ! Comece então fazendo seu cadastro numa delas, o que é online e bem fácil! Ali , você vai poder facilmente encontrar todo tipo de produto e montar sua estratégia

1 - Para começar a investir, é importante primeiro definir seus objetivos de vida...

Isto é de suprema importância e não é papo furado, pois se você quer gastar aquela grana num apartamento daqui a um ano, ou quer usar a grana só daqui a 30 anos quando se aposentar, isso interfere MUITO no tipo de investimento que vai fazer...

2 - Definidos seus objetivos, estime o quanto você quer gastar com cada um deles, e quando pretende realizar... por exemplo:

- Quer comprar uma casa em um ano? Quanto vai dar de entrada?

- Quer montar um negócio próprio daqui a 3 anos? quanto você quer ter para investir?

- Planeja ter filhos em breve?

3 - Mapeados os objetivos e gastos estimados e os prazos, você já pode saber quais os recursos vai precisar no curtíssimo prazo, até 12 meses por exemplo, e é bom incluir neste valor também aquela reserva de dinheiro para uma emergência, em que você precise de dinheiro imediatamente! Esta grana é bom deixar numa aplicação de baixo risco e de liquidez imediata, ou seja, com possibilidade de saque imediato do valor investido (D-0, ou D-1 na linguagem de investimentos). Algumas opções são os fundos DI, os fundos de credito privado, ou no Tesouro Direto, no caso dos os títulos pós fixados.

4 - Para aqueles recursos que você não vai precisar para uma emergência, ou não vai usar em breve, mas talvez queira usar no médio prazo, daqui a um ano ou até 3-5 anos, pode pensar em investir também em investimentos de baixo risco, mas que em geral possuem um prazo um pouco maior como por exemplo um CDB, uma LCI, LCA, CRI ou CRA ou outros tipos de renda fixa... sempre cuidando além da rentabilidade, o prazo destes investimentos, para ver se se enquadram na sua necessidade de uso do dinheiro no futuro. Alguns destes possuem isenção de IR, o que melhora a rentabilidade !

Esta grana também pode ser investida num fundo multimercado, ou um fundo imobiliário, que possuem um risco um pouco maior dependendo do caso, mas as vezes com uma liquidez melhor (possibilidade de resgate mais rápido). Pode ainda investir em títulos do tesouro como NTN-B (inflação) ou LTN (pré-fixado) que garantirão uma rentabilidade até seu vencimento, permitindo resgate antecipado (mas neste caso com o risco da variação no valor a resgatar). Alguns COEs também podem ser boas opções.

Você pode e deve inclusive, dividir o dinheiro entre vários destes investimentos, pois diversificando seu risco diminui, pois se um investimento não render bem, outro pode compensar!

5 - O dinheiro que você não vai precisar no curto prazo e nem no médio prazo, aquele para a aposentadoria ou os planos daqui a mais de 5 anos por exemplo (não existe um prazo definido - 5 anos é uma idéia), você pode dividir em duas partes:

**** Uma parte pode alocar nos mesmos itens da categoria ali de cima mas com prazos mais longos (como alguns títulos do tesouro) e os fundos imobiliários e os fundos multimercado seguem sendo opções ...

.... e a outra parte alocar em investimentos com mais de risco, mas que tem a possibilidade de ter uma rentabilidade maior, como fundos de ações ou mesmo fazer uma carteira de ações, entre outros...

A parte destinada para investimentos de maior risco - SEMPRE - depende do seu perfil, se você tolera perdas pontuais de patrimônio por um período, sem se desesperar, pode ousar mais no investimento em ações, porém se não pode nem pensar em olhar o extrato e ver um valor menor do que investiu em um mês, a sugestão é alocar zero ou uma pequeníssima parte em ações, para acompanhar e ver "como funciona".

Claro que as estratégias de investimento não param por aí, nem as opções de investimento que são muitas... mas a idéia foi dar uma visão inicial de investimentos para quem está procurando um norte...

Gostou ?? Tem alguma dúvida ou sugestão ?? Manda para a gente que teremos prazer em te responder !!!

disclosure https://www.investe10.com.br/disclosure


1 visualização
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

um site feito por quem ama investimentos

EXONERAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E INFORMAÇÕES IMPORTANTES: OS CONTEÚDOS PODEM MENCIONAR POSSIBILIDADES DE LUCRO FINANCEIRO DECORRENTE DE INVESTIMENTO, EXIMINDO-SE A ANALISTA DE QUALQUER RESPONSABILIDADE SOBRE EVENTUAIS PREJUÍZOS DO CLIENTE EM DECORRÊNCIA DA TOMADA DE DECISÃO DESTE. RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTO MESMO QUANDO SÃO FUNDAMENTADAS PELA AVALIAÇÃO CRITERIOSA DE UM ANALISTA CERTIFICADO, PODEM NÃO ESTAR CORRETAS E NÃO ANTECIPAR O COMPORTAMENTO DOS MERCADOS COM EXATIDÃO. PADRÕES, HISTÓRICO E ANÁLISE DE RETORNOS PASSADOS NÃO GARANTEM RENTABILIDADE FUTURA. TODO INVESTIMENTO FINANCEIRO, EM MAIOR OU MENOR GRAU, EMBUTE RISCOS QUE PODEM SER MITIGADOS MAS NÃO ELIMINADOS. NUNCA DEVEM SER ALOCADOS EM RENDA VARIÁVEL RECURSOS DESTINADOS A DESPESAS IMEDIATAS OU DE EMERGÊNCIA, BEM COMO VALORES QUE COMPROMETAM O PATRIMÔNIO DO CLIENTE. A ANALISTA NÃO REALIZA INTERMEDIAÇÕES FINANCEIRAS E NÃO OBTÉM NENHUM TIPO DE RECEITA ADVINDA DE COMISSÕES, CORRETAGENS OU EMOLUMENTOS SOBRE MONTANTES APLICADOS, CABE AO INVESTIDOR A EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE PELA EXECUÇÃO DE OPERAÇÕES JUNTO À RESPECTIVA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA NA QUAL POSSUA CONTA ABERTA. OS ANALISTAS TÊM, OU PODEM VIR A TER, POSIÇÕES NOS INVESTIMENTOS RECOMENDADOS. O DISCLAIMER NÃO SE SOBREPÕE À LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO VIGENTES MAIS INFORMAÇÕES ESTÃO NA ABA DISCLAIMER DESTE SITE NA GUIA HOME.