Cristiane Fensterseifer

2 de ago de 20236 min

A melhor alternativa para investir na corrida dos carros elétricos! Nova recomendação de etf !

Muitos clientes me pedem por alternativas para comprar ações da BYD ou de empresas ligadas ao fornecimento de materiais, como por exemplo baterias, para veículos elétricos.

É compreensível, dado o crescimento deste mercado nos últimos anos e também esperado para o futuro.

Após muito pesquisar, neste relatório eu apresento a melhor alternativa que encontrei, um ETF que recomendo compra com 1,5% de participação no portfólio do cliente, compondo a parte de investimentos INTERNACIONAIS.

Inovação com alto potencial de crescimento

Como você pode ver na imagem abaixo, os veículos elétricos são o tipo de investimento classificado como inovador, ou seja, no início de sua jornada.

Na minha opinião isso é ótimo pois permite pegar uma grande expansão deste mercado!

Fonte: Global x etfs

Preços dos veículos elétricos já são acessíveis (pelo menos fora do Brasil)

De fato, o preço dos veículos elétricos é cada vez mais competitivo: de acordo com a Bloomberg, em 2027 os carros elétricos já serão similares aos de gasolina equivalentes.

Um mercado em forte expansão!

Desta forma o crescimento esperado pata o futuro é gigantesco como mostrado abaixo:

A busca pelo melhor investimento

Acontece que quando buscamos por um investimentos no setor estamos muito sujeitos a três principais o riscos na minha opiniao:

1) de disrupção, uma vez que as tecnologias estão em constante evolução e novas tecnologias podem acabar com uma empresa ou produto

2) de pagar caro demais , pois algumas empresas , como a Tesla, precificam crescimentos exponenciais na cotação de suas ações, que podem não ocorrer

3) da concorrência, uma vez que não temos como saber qual será a montadora campeã no longo prazo, será a Tesla, será a BYD ou alguma outra.

4) da complexidade de negócios uma vez que como uma nova cadeia, que envolve desde a mineração dos metais para as baterias até a rede de abastecimento, temos uma elevada complexidade de novas regulamentações, problemas ambientais, entre outros

5) dificuldade de acesso, uma vez que não é tão simples conseguir comprar ações de algumas destas empresas, como por exemplo a BYD, que não está disponível em todas as plataformas acessíveis aos investidores pessoa física.

6) exposição geográfica, uma vez que o crescimento deste mercado é desigual por países e cada empresa tende a abocanhar uma parcela maior de cada localidade

Por tudo acima exposto, na minha opinião a maneira mais EFICIENTE e MENOS ARRISCADA de acompanhar a tendência de crescimento nas vendas de carros elétricos é por meio de um ETF!!!

ETF é um fundo negociado em bolsa e você encontra mais informações sobre o que são ETFs clicando aqui

Para entender como investir em um ETF internacional, por meio de uma plataforma global de investimentos, incluindo uma comparação das plataformas que temos aqui no Brasil, clique aqui

Dito isso, parti em busca daquele que achei ser o ETF com exposições mais interessantes ao longo de toda a cadeia deste mercado!

Queria também que ele fosse exposto a diferentes geografias, de modo a capturar mais amplamente o crescimento de todos os mercados globais no setor.

Hoje eu introduzo o meu ETF preferido para surfar isso na nossas recomendações internacionais, que você conhece abaixo:

etf lit: Lithium & Battery Tech ETF

Este ETF investe ao longo da cadeia do lítio desde a mineração até a produção de baterias e investe inclusive em empresas como Tesla e BYD.

O ETF LIT existe desde 2010 é gerido pela GLOBAL X ETFS / Mirae Asset com taxa anual de 0,75% ao ano.

GLOBAL X ETFS tem um portfólio de ETFs (fundos negociados em bolsa) com foco em tecnologias disruptivas, renda, commodities e outros fundos temáticos como de inteligência artificial (ETF AIQ), infraestrutura nos EUA ( ETF PAVE), AI e robótica (ETF BOTZ)

Fonte: Global x etfs

Como investir no LIT?

Basta digitar LIT no home broker da sua plataforma INTERNACIONAL, como Avenue, Inter, Nomad, XP e comprar o ETF.

Recomendo COMPRA com 1,5% de participação no portfólio do cliente, compondo a parte de investimentos INTERNACIONAIS.

Para entender como investir em um ETF internacional, por meio de uma plataforma global de investimentos, incluindo uma comparação das plataformas que temos aqui no Brasil, clique aqui

No que investe o LIT

O LIT segue a performance do índice Solactive Global Lithium que por sua vez acompanha o desempenho das maiores e mais líquidas empresas listadas ativas na exploração e/ou mineração de lítio ou na produção de baterias de lítio.

Abaixo você pode ver sua performance histórica:

Fonte: Solactive

O índice é calculado pela Solactive como um índice de retorno total em EUR e ajustado semestralmente.

Desta forma, em uma distribuição por setores, o LIT tem 44% investido em commodities, 23% em consumo discricionário, 17% em TI e 16% em industrias.

Fonte: Global x etfs

Já sua exposição por indústria é de 21% em químicos, 18% em produtos elétricos, 16% em motores e 10% em componentes elétricos, entre outras.

Fonte: Global x etfs

A divisão por países tem a China como primeiro lugar com 34% seguida por EUA com 25% e Japão com 23%.

Fonte: Global x etfs

Caro, mas nem tanto...

Atualmente o indicador de Preço/Lucro das posições ponderadas do ETF é de 24 vezes para 2022 e 19 vezes para 2023 o que pode parecer alto perto dos baixos múltiplos que negocia a bolsa brasileira, mas temos que lembrar que ativos com alto crescimento negociam com prêmios de múltiplos.

Se considerarmos a Tesla (TSLA) e a BYD (Build Your Dream, BYDDF), por exemplo, ambas tem P/L superior a 30 vezes.

Fonte: Global x etfs

Este ETF negocia de forma semelhante com o S&P e Nasdaq quando consideramos seu beta.

ATIVOS QUE COMPÕE A CARTEIRA DO ETF LIT

O ETF é bem diversificado , com cerca de 40 investimentos e o maior deles com 8% de peso.

Abaixo temos a composição atual do Solactive Global Lithium Index, que é base para a composição do LIT:

Fonte: Solactive

A maior posição do ETF é Albemarle (ALB) com 8% empresa de químicos que é uma das maiores produtoras mundiais de lítio.

Com o fornecimento não acompanhando a demanda, a empresa está em posição privilegiada e sua receita cresceu 129% frente ao período anterior no 1T23.

Dentre as maiores posições do fundo também vemos Tesla e BYD com cerca de 5-6% da participação cada.

Elas são as maiores vendedoras de veículos elétricos como mostra o gráfico abaixo:

O maior mercado da BYD é a China e da Tesla os EUA.

São muitas as participações do ETF e ao longo dos próximos dias eu vou falar mais delas...

Veículos elétricos dependem de baterias elétricas

A bateria armazena a eletricidade que será transmitida ao motor e permite que ele não dependa dos combustíveis fósseis.

As baterias passaram por uma revolução ampliando seu tempo de vida, a autonomia (distância que pode percorrer sem ser carregada) dos carros elétricos e reduzindo seu tempo de carga (para menos de 10 minutos em muitos casos).

Um pouco mais sobre o Lítio

Existe um fio comum entre os projetos de baterias EV comercialmente viáveis: o lítio.

As baterias de Lítio tem alto crescimento potencial e hoje são essenciais para os veículos elétricos e para armazenar energia renovável;

Aliás a queda de 89% de 2010 a 2021 preço das baterias de Lithium caíram foi o que tornou o preço dos veículos elétricos atualmente bastante viável, convergindo para preços de carros a combustão.

Fonte: Global x etfs

As baterias de íons de lítio oferecem maior densidade, menor descarga e vida útil mais longa, isso torna sua proeminência provável nas próximas gerações de bateria.


 
Várias empresas estão desenvolvendo tecnologias de bateria de estado sólido, que substituem os eletrólitos líquidos e os separadores de gel de polímero usados ​​nas atuais baterias de íon-lítio por um separador sólido.


 
Tais baterias novas teriam carregamento rápido, maior alcance, vida útil e segurança e vários destes projetos aumentam a demanda por lítio.

Nem tudo são flores e há sempre riscos...

O atual aumento do preço do lítio é um problema e existem substitutos para o lítio como o íon de sódio (encontrado em mais lugares e em maiores quantidades).


 
A única empresa que opera em escala comercial com sódio é a chinesa de HiNa Battery, inaugurada em novembro de 2022, porem suas baterias tem menor densidade e provavelmente serão mais indicadas para equipamentos eletrônicos menores do que veículos elétricos.

Falando em riscos...

Tanto quanto é o potencial de crescimento desta disruptiva e nova indústria são as incertezas para o seu futuro, afinal ninguém tem bola de cristal.

Dentre os riscos de se investir neste ETF cito as condições de mercado, incluindo mercados em países como a China, onde o governo pode ter maior interferência na economia e empresas e isso historicamente já acarretou em perdas para algumas ações e negócios.

Temos o risco cambial, da variação entre real e dólar e os riscos específicos de cada empresa e ação na qual o fundo investe.

CONCLUSÃO:

Recomendo COMPRA do ETF de código LIT com 1,5% de participação no portfólio do cliente, compondo a parte de investimentos INTERNACIONAIS.

Basta digitar LIT no home broker da sua plataforma INTERNACIONAL, como Avenue, Inter, Nomad, XP e comprar o ETF.

Para entender como investir em um ETF internacional, por meio de uma plataforma global de investimentos, incluindo uma comparação das plataformas que temos aqui no Brasil, clique aqui

Abraços

Cristiane Fensterseifer CNPI, CGA e consultora CVM

02/08/2023

    5392
    1