top of page

Semana decisiva para o Brasil (e eu não estou falando da Copa)!

A semana começou com queda forte da bolsa, para estragar o bom humor gerado no mercado com a vitória do Brasil


O Ibovespa caiu 2,3%


Nos EUA o S&P caiu 1,79% com dados fortes da economia do (PMI de serviços e encomendas à indústria em novembro) e tem gente achando que o FED vai elevar os lá até 6%.


Aqui no Brasil o que é decisivo?


1 - Primeiro temos que a PEC da Transição pode ser votada amanhã.


A aprovação da PEC é fundamental não apenas pro Lula, mas também para Bolsonaro.

Lula precisa do dinheiro fora do Teto para pagar R$600 do Bolsa Família, o reajuste do salário-mínimo e outros programas.


Bolsonaro, meio sumido após as eleições, precisa da grana fora do Teto para evitar um apagão na máquina pública em dezembro


E temos ainda as emendas de relator a liberar para o Congresso.


Sendo de interesse de tanta gente diferente, o mercado teme – corretamente - que mais dinheiro será liberado fora do teto e o cuidado com o fiscal fique em segundo plano.


2 – Em segundo lugar podemos ter o julgamento do orçamento secreto no STF na quarta-feira, de interesse do novo governo para limitar o poder do presidente da Câmara


3 – Em 3º lugar a China vai anunciar medidas para relaxar a política de Covid Zero, o que seria ótimo para nossas commodities (Petrobras e Vale agradecem)


Por fim, apesar de Lula avisar que os nomes de ministros saem só depois do dia 12 (diplomação), o jornal Valor Econômico noticiou que teria confirmado Fernando Haddad no ministério da Fazenda para pessoas próximas.


Ações e empresas...


E quem diria... Em dia de mercado horrível a Petrobras chegou até a subir, pelo afrouxamento do Covid Zero chines e notícias de que a equipe de transição não vê necessidade de mudanças emergenciais na empresa segundo fontes.


Más notícias para o setor Agro: A Rússia – uma das nossas principais fornecedoras de fertilizantes - vai taxar em 23% as exportações do produto a partir janeiro se o preço dos estiver acima de US$ 450 por tonelada.


Ações da Positivo (POSI3) em queda livre de 9,62% hoje porque saíram do Ibovespa, obrigando os fundos que seguem o índice a vender.






*****esta é uma Newletter informativa e não contem recomendações de investimentos ***


Sobre o Diário da Analista de Investimentos


Aqui você tem acesso aos bastidores da análise, ao rascunho de ideias e insights que eventualmente virão a se transformar em indicações de investimentos. O foco é no que pode fazes a diferença e virar alocação futura. Os comentários aqui não são indicações de investimento, mas insights e o caminho traçado até a alocação e indicação futura (se ocorrer). São anotações que, seguidas de estudo e valuation de empresas, podem levar às minhas recomendações.


Quer recomendações?


Ainda não assina minha carteira recomendada de investimentos ?

Clica aqui para saber tudo que você tem direito e assinar:


Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
RECEBA
O MELHOR
CONTEÚDO DE
INVESTIMENTOS
NO SEU EMAIL

Obrigado(a)!

bottom of page