top of page

Os 4 freios que aceleraram o Ibovespa (ou nem tudo está perdido)


O chamado “Freio da Arrumação” pelo governo deu um animo na bolsa brasileira que subiu +2,28% hoje, aos 107.734 pontos, depois da alta de1,12% ontem.


O bom humor fez o dólar cair 1,76% hoje , a R$ 5,3562 bem como taxas dos DIs.


Isso tudo em um dia de NY em queda (O S&P500 caiu 1,16% e o Nasdaq caiu 1,47%) com o emprego ainda forte pela pesquisa ADP reforçando a necessidade de mais altas de juros do Fed.


Que freio foi esse?


Freio 1 - Hoje na sua posse como ministra do Planejamento Simone Tebet falou que não há responsabilidade social sem cuidar do fiscal


Freio 2 – Foi o desmentido ontem de uma possível revisão na reforma da Previdência que havia sido comentada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi - o ministro da Casa Civil, Rui Costa negou que governo Lula vá revisar reforma da Previdência


Freio 3 - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, dando a entender que não vai correr para votar a alteração da lei das estatais que diminuía a quarentena para envolvidos em política assumirem cargos nas empresas publicas.



Freio 4 – A Petrobras (PETR4) seguiu a alta de quase 4% ontem e subiu mais 4% depois do indicado para sua presidência pelo novo governo, Jean Paul Prates dizer que não pretende acabar com a correlação do combustível com os preços internacionais.



Aliás o Petróleo Brent subiu 1,09%, a US$ 78,69 por barril.


A paridade de preços é muito importante, obviamente, para o case da Petrobras.


É ainda mais relevante considerando que a Petrobras está negociando a menos de 2 vezes os lucros dos últimos 12 meses e ocupa o ranking como a possível maior pagadora de dividendos de 2023, em mais de 50% segundo matéria publicada hoje na Money Times.


A Petrobras é a melhor colocada no ranking de expectativa de pagamento de dividendos em 2023 com o consenso levantado pelo Money Times de analistas esperando nada menos que 68% de dividendos em 2023.


Tão barata assim, pressionada pelo medo do que fará o novo governo, qualquer notícia boa como essa pode ser como uma mola para o papel, que subiu quase 8% em dois dias.

A Matéria da Money Times fala sobre outras pagadoras de dividendos.


O segundo lugar fica com Metal Leve (LEVE3) que historicamente é uma boa pagadora de dividendos, e espera-se que pague 13,6% segundo a matéria, talvez a empresa esteja descontada pois produz motores a combustão e o mercado tem receio da migração energética.


O Banco do Brasil (BBAS3) está em 3o lugar com projeção de 12% de dividendos em 2023.

Destaques também para o ABC (ABCB4) que tem projeção de 6,5% de dividendos ao ano a pelos analistas consultados, e da small cap Tegma (TGMA3) 6%.


EUA com mercado de trabalho muito aquecido


Nos EUA o relatório sobre criação de empregos no setor privado em dezembro aponta criação de 235 mil empregos, maior que os 153 mil estimados e com isso aumentou para 37,4% chance de juro nos EUA subir 0,5 ponto percentual na reunião do Fed de fevereiro.

A maioria (62% dos economistas) ainda acha que o FED sobe só 0,25 pp


Mas a presidente do Fed de Kansas City falou que aumentou a expectativa da taxa de juros de referência acima de 5% e mantida assim até 2024, até a inflação começar a cair de forma convincente em direção à meta de 2%.


Disse que ainda vê inflação persistente nos serviços e que não está prevendo recessão

Destaque para outra mola nas empresas de Construção com a Retomada do Minha Casa, Minha Vida e queda dos juros futuros hoje


O segmento de baixa renda bombou com a retomada do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida


Tecnisa (TCSA3) e Helbor (HBOR3) subiram mais de 30% hoje, PDG Realty (PDGR3) subiu 27%.





Gafisa (GFSA3) 46,31% com a disputa entre acionistas e vitória da Esh Capital na justiça barrando o aumento de capital da empresa – veja o vídeo que eu gravei explicando o caso aqui:




Por fim a microcap Priner (PRNR3) divulgou previa operacional excelente crescendo 80% ano a ano (receita ajustada de 4T22 versus 4T21).


É isso que queremos das empresas microcaps.

Fonte: Priner (PRNR3)


E ainda notícia da Fenabrave abaixo:

SE VOCÊ NÃO É ASSINANTE, CLIQUE AQUI PARA ASSINAR E TER ACESSO A MINHAS AÇÕES FAVORITAS...



Cristiane Fensterseifer CNPI , CGA


Disclaimer aqui


Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
RECEBA
O MELHOR
CONTEÚDO DE
INVESTIMENTOS
NO SEU EMAIL

Obrigado(a)!

bottom of page