top of page
Foto do escritorCristiane Fensterseifer

O assunto é Tesla (NASDAQ #TSLA e B3 #TSLA34) – Uma montanha russa para sonhar com o futuro | vale a pena investir?!


Investir na Tesla é para quem tem coração forte e gosta de emoção. Uma montanha russa!

Dá uma olhada no gráfico de Drawdown da ação (o quanto ela caiu em algumas janelas).


Ela chegou a cair mais de 70% do topo em 2021 e atualmente ainda cai 47% do nível máximo.

 

A Tesla bateu a expectativa de lucro e os resultados do terceiro trimestre da fabricante de veículos elétricos na quarta-feira foram os mais fortes em 12 meses.


As ações da Tesla saltaram cerca de 12% como consequência para US$ 233,39 no pós-mercado

A receita de US$ 25,18 bilhões veio levemente abaixo das expectativas, mas o lucro por ação (EPS) de US$ 0,62 bateu as previsões (esperava-se US$ 0,58).


É verdade que as margens de lucro foram impulsionadas por US$ 739 milhões em receita regulatória automotiva durante o trimestre, derivada da venda de produtos “verdes” que não emitem Co2


Destaque para a receita de geração e armazenamento de energia aumentou 52% em relação ao ano anterior, mas o carro chefe, venda de veículos, cresceu bem menos, como da pra ver no gráfico:


Tesla continua cara?

Olhando para os múltiplos, a empresa negocia com um P/L elevado de 60x :


O setor de veículos elétricos ainda está se consolidando, e ela ainda reina absoluta, mesmo com margens pressionadas.


A margem bruta caiu para 18%, muito por conta de promoções agressivas e uma queda no preço médio dos veículos, que hoje está em US$ 44.500


Ainda assim, a geração de caixa está sólida.


Perspectivas: Ainda arriscado pilotar essa ação

As notícias são boas E ATÉ PODE SER QUE SE O MUSK ENTREGAR TODO ESSE CRESCIMENTO, E O TRUMP – SEU MAIS NOVO AMIGÃO - FOR ELEITO, A TESLA TENHA UM MOMENTO DE ALTA NAS AÇÕES.


Mas há ressalvas.


Para quem acredita no futuro da energia limpa, Tesla tem planos ambiciosos e oportunidades interessantes:


·       Novos modelos mais acessíveis em 2025 prometidos para ampliar as vendas


·       O foco em novas fontes de receita como o Robotaxi e o Cybertruck pode ajudar:


·       O tão aguardado Robotaxi - carro autônomo que tem como objetivo operar como um serviço de transporte sem motorista, semelhante ao conceito de Uber ou Lyft continuará evoluindo


·       O Cybertruck, “o trator dos EVs (veículos elétricos”, caminhonete totalmente elétrica da Tesla com design futurista, vidros supostamente "inquebráveis" e capacidade de reboque de até 6,3 toneladas, com o qual a Tesla está entrando em um dos segmentos mais lucrativos dos EUA — o mercado de pickups – nesse mercado é concorrente da Rivian R1T e a Ford F-150 Lightning, caminhonetes elétricas com recursos avançados


·       Crescer no segmento de armazenamento de energia também promete, aumentando a produção de baterias.


·       Na teleconferência com investidores Musk disse que seu "melhor palpite" era que as vendas de veículos cresceriam de 20% a 30% em 2025 (mas reconheceu que é otimista demais)


A concorrência é forte e os riscos não são desprezíveis:


·       A China vem forte, e o que era uma avenida só para a Tesla agora virou pista de corrida. A China parece disposta a "quebrar a banca" em margens com uma quantidade produzida imensa de carros, que se empilham nos estoques, e preços caindo sem parar.

 

·       O risco regulatório no quesito da direção autônoma é alto. Há necessidade de melhorar significativamente o sistema de direção autônoma para garantir segurança.

 

·       A Cadeia de suprimentos também pode impactar produção e vendas,

 

·       O CEO é um gênio, mas controverso e pode representar também um risco com seus movimentos no mínimo ousados  

 

·       Musk está engajado na campanha de Trump, que por um lado disse que vai taxar mais os chineses, mas por outro disse que deve acabar com um crédito fiscal federal de US$ 7.500 em veículos elétricos,

 

Para uma alternativa ... ETF LIT (Global X Lithium & Battery Tech ETF)


O ETF foca nas empresas que produzem baterias e os materiais essenciais para a revolução dos EVs, como o lítio.


Tesla é uma das principais componentes do fundo, já que é uma peça-chave dessa cadeia, mas investir via o LIT oferece uma exposição mais diversificada, diluindo os riscos da volatilidade de uma única empresa.


Uma forma de mitigar um pouco o impacto das montanhas-russas do Musk.


 
 

Gostou do conteúdo ? Compartilhe ! CLIQUE AQUI E RECEBA O MELHOR MATERIAL DE INVESTIMENTOS NO SEU E-MAIL Entre no nossos grupos gratuitos, clicando nos links: Whatsapp aqui ou Telegram aqui!

 

ASSINE AQUI E COM ESTE LINK: Investe10 All In One

A assinatura All In One é mais do que um serviço de investimento: é um parceiro na sua jornada.

Com ela, você terá a confiança e as ferramentas para alcançar seus objetivos financeiros.

Imagine a tranquilidade de saber que você está tomando decisões informadas e estratégicas, com o suporte de PROFISSIONAL HÁ MUITOS ANOS NO MERCADO, especialista no mercado e dedicada ao sucesso nos investimentos, sem conflitos de interesse, completamente independente, sem ser ligada a nenhuma corretora ou banco.

 

 

OFERTA PLATAFORMA INVESTING.COM !

USE MEU CUPOM crispro NO LINK PARA GARANTIR ATÉ 50% DE DESCONTO: Assine o Investing pró e dados como um profissional

Cristiane Fensterseifer CNPI, CGA e consultora de investimentos no www.investe10.com.br
Cristiane Fensterseifer CNPI, CGA e consultora de investimentos no www.investe10.com.br


Abraços

Cristiane Fensterseifer – CNPI, CGA e consultora CVM de investimentos no www.investe10.com.br

Instagram : @crisinveste

Twitter : @crisinveste

WhatsApp: 51 992017563








 

A newsletter diário da analista apenas comenta fatos do mercado diário e nada no diário analista é ou deve ser encarado como uma recomendação de investimento.

As recomendações restringem-se as carteiras recomendadas e relatórios exclusivos para clientes das assinaturas.


77 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
RECEBA
O MELHOR
CONTEÚDO DE
INVESTIMENTOS
NO SEU EMAIL

Obrigado(a)!

bottom of page