LEVANTE AS MÃOS AL CIELO E REZE, SE VOCÊ É ACIONISTA DE CIEL3

Após despencar na bolsa por conta da notícia de que sua principal concorrente, a Rede (do Itaú), iria fazer antecipação em 2 dias para alguns clientes, ontem foi o dia de a Cielo divulgar resultados.


Veja a propaganda da Rede:




Vou resumir, como sempre gosto.


COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS DO 1T2019 e 1T2018:


RECEITA LIQUIDA: 0% , EBITDA -34%, LUCRO LIQUIDO -40%



Que raios é EBITDA? Pra quem é novo na área, métrica preferida pelo mercado para mostrar o resultado OPERACIONAL da empresa, antes da despesa financeira e imposto, por exemplo.



Agora veja que interessante no gráfico abaixo como a cotação das ações acompanhou a queda de lucro !


Não vamos nem nos alongar... Lucros caíram pq a concorrência está acirradíssima... Veja só:



1) Temos inúmeras concorrentes brigando pelo mercado (Safrapay, Global Payments, rede, Pagseguro, moderninha, Firstdata, Lynx e tantas outras que nem conheço)


2) Concorrentes mostram disposição para competir agressivamente, tal como fez a rede no anúncio semana passada, seguido por anuncio do Safrapay.


COMO ESTÃO OS MÚLTIPLOS DA EMPRESAS DO SETOR (P/E 12 MESES)


CIELO = CIEL3 7X


STONE (EUA) = STNE 95X


LNX = LINX3 74X


PAG SEGURO (EUA) = PAGS 36X


No comparativo de múltiplo P/L setorial Cielo parece barata... e joga a favor da empresa sua posição de liderança de mercado e boa disponibilidade de rede.


Mas aí vem o meu título, se comprar ou se for investidor, tem que “levantar as mãos al cielo” e rezar para:


1) a concorrência se acomodar e não destruir muito valor das empresas


2) as estratégias da Cielo para ganhar/manter mercado mostrarem-se assertivas


sem falar nas novas tecnologias já existentes como o wechat na asia, que acabou com as maquininhas com pgtos pelo celular...


O QUE A CIELO FALOU NA TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS:


Guidance (estimativa que a empresa passa para o lucro anual) terá q ser revisto já que o lucro do 1º tri 2019 multiplicado por 4 não chega no valor?


Para os gestores é prematuro falar sobre mudança no guidance, preferem esperar a acomodação da concorrência. O guidance está sob “judice” nas palavras deles


Payout (% do lucro pago em dividendos) será mantido? Vai ser definido nos trimestres. (O DIVIDEND YIELD DA CIELO EM 12 MESES ESTÁ 11%).


TECLA SAP PARA NOVATOS: A TAXA DE DIVIDENDOS PAGO SOBRE O PREÇO DA AÇÃO NOS ÚLTIMOS 12 MESES FOI 11%.


Estratégia frente à concorrência:


Maquininha de graça com a condicionante q o cliente tenha 3x seguidas vendas de R$1600/mês no crédito. Se fizer isso a maquininha é do cliente!


Antecipação em D+2 será feita automaticamente (com custo), na conta da Cielo. Mas já abriram para todos bancos - não apenas os sócios da Cielo - que queiram se adaptar a este pagamento.


CONTRATARAM MUITOS NOVOS COMERCIAIS PARA ATENDER E VENDER BEM.


LEMBRE-SE QUE A ESCOLHA DE INVESTIR EM UMA AÇÃO É SUA !!! ESTE TEXTO NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU DE VENDA OU INVESTIMENTO... SÓ COMPARTILHO O QUE EU VEJO POR AÍ PARA SER MAIS UMA FONTE DE DADOS NA SUA BUSCA POR UMA RESPOSTA OU DECISÃO... ESCREVA PARA MIM INVESTE10@OUTLOOK.COM OU DEIXE SEU RECADO AÍ EMBAIXO !


DISCLAIMER NA ABA DISCLAIMER NO SITE !


CRISTIANE FENSTERSEIFER, CNPI

ABRAÇOS!!!

226 visualizações
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

um site feito por quem ama investimentos

EXONERAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E INFORMAÇÕES IMPORTANTES: OS CONTEÚDOS PODEM MENCIONAR POSSIBILIDADES DE LUCRO FINANCEIRO DECORRENTE DE INVESTIMENTO, EXIMINDO-SE A ANALISTA DE QUALQUER RESPONSABILIDADE SOBRE EVENTUAIS PREJUÍZOS DO CLIENTE EM DECORRÊNCIA DA TOMADA DE DECISÃO DESTE. RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTO MESMO QUANDO SÃO FUNDAMENTADAS PELA AVALIAÇÃO CRITERIOSA DE UM ANALISTA CERTIFICADO, PODEM NÃO ESTAR CORRETAS E NÃO ANTECIPAR O COMPORTAMENTO DOS MERCADOS COM EXATIDÃO. PADRÕES, HISTÓRICO E ANÁLISE DE RETORNOS PASSADOS NÃO GARANTEM RENTABILIDADE FUTURA. TODO INVESTIMENTO FINANCEIRO, EM MAIOR OU MENOR GRAU, EMBUTE RISCOS QUE PODEM SER MITIGADOS MAS NÃO ELIMINADOS. NUNCA DEVEM SER ALOCADOS EM RENDA VARIÁVEL RECURSOS DESTINADOS A DESPESAS IMEDIATAS OU DE EMERGÊNCIA, BEM COMO VALORES QUE COMPROMETAM O PATRIMÔNIO DO CLIENTE. A ANALISTA NÃO REALIZA INTERMEDIAÇÕES FINANCEIRAS E NÃO OBTÉM NENHUM TIPO DE RECEITA ADVINDA DE COMISSÕES, CORRETAGENS OU EMOLUMENTOS SOBRE MONTANTES APLICADOS, CABE AO INVESTIDOR A EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE PELA EXECUÇÃO DE OPERAÇÕES JUNTO À RESPECTIVA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA NA QUAL POSSUA CONTA ABERTA. OS ANALISTAS TÊM, OU PODEM VIR A TER, POSIÇÕES NOS INVESTIMENTOS RECOMENDADOS. O DISCLAIMER NÃO SE SOBREPÕE À LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO VIGENTES MAIS INFORMAÇÕES ESTÃO NA ABA DISCLAIMER DESTE SITE NA GUIA HOME.