top of page

entendendo os preços alvo: aula e planilha de Valuation

O trabalho do analista de ações vai além de comparar múltiplos e pensar no Macro.


Na verdade, o analista pode sentir que vive trabalhando, uma vez que a observação do mundo também é algo que faz parte do entendimento das empresas.


Uma da ferramentas de Valuation mais poderosas e mais utilizadas para estimar o possível desempenho das ações é o famoso Desconto de Fluxo de caixa.


Eu vou ter a ousadia de tentar simplificar bastante esta metodologia para vocês, em apenas um vídeo, mas não se sintam amedrontados pois de fato esta é uma expertise que é desenvolvida e aprimorada ao longo dos anos.


Mesmo que vocês não modelem empresas, é importante que vocês entendam de onde vem os preços estimados, que premissas são utilizadas e outros aspectos para que possam realizar uma análise crítica das recomendações, ou mesmo saber sobre a qualificação e sobre o trabalho de quem está indicando investimentos para vocês.


Por isso, como prometido na descrição da assinatura, compartilho com vocês uma planilha exemplo de Valuation, da empresa Renner, cujo relatório compartilhei com vocês.


Além disso, temos uma aulta em vídeo, de como usar esta planilha.


Como o foco é no entendimento da tese e no Valuation , a próxima recomendação de ações ficará no próximo relatório, para não os sobrecarregar de conteúdo, para que possam aproveitar ao máximo cada publicação.


Nos anexos deste relatório vocês encontrarão a planilha de Valuation e também o vídeo explicativo!

Planilha modelo e considerações importantes

A planilha modelo de Renner é uma planilha simplificada de como funciona uma estimativa de um fluxo de caixa, para dar uma ideia de como podem ser projetados os resultados futuros de uma companhia, e com isso estimar o quanto de potencial ela poderia ter.


Tão importante quanto os cálculos, são as premissas utilizadas, as quais são a chave para o resultado obtido.


Dados como:

· O crescimento da demanda e das vendas,

· o PIB do pais,

· a evolução de inflação

· o preço dos preços dos produtos da empresa

· a estimativa da evolução dos custos

· os impostos pagos, os benefícios fiscais e a tendencia futura destes

· eventuais contingencias judiciais

· a regulação setorial

Como o Valuation é um exercício de tentar estimar comportamentos futuros, estará sempre sujeito à não concretização das premissas, o que pode fazer com que o resultado na bolsa seja diferente do estimado no Valuation

Ainda assim, mesmo sujeito a erros, uma vez que tudo o que sabemos é que não sabemos o que acontecerá exatamente no futuro, o Valuation via fluxo de caixa é uma poderosa ferramenta, utilizada, por exemplo, para:

· Cálculos de M&A (fusões e aquisições), para estimar quanto a empresa compradora pagará e por quando a empresa vendedora que vender


· Cálculos de valor estimado de ações


· Calculo de projetos para medir o valor estimado de retorno


· Modelagem financeira de concessões

A versão da planilha disponibilizada é simplificada, com o objetivo de que pessoas que não tem contato direto com este tópico possam entender como é o funcionamento básico de uma planilha de projeções e cálculo de potencias de empresas.


Existem inúmeras variações desta técnica, com aprofundamento e detalhamentos maiores

Outras técnicas também são largamente utilizadas para avaliar empresas, dentre as quais:


· Análise de múltiplos,

· análise de ROI (retorno sobre o investimento),

· análise EVA (valor gerado acima do custo de capital investido)

Para além das métricas quantitativas, uma das partes que eu considero mais importante é a parte qualitativa da análise.

É importante que o investidor compreenda bem a tese de investimentos e estratégias das empresas em que está investindo, acompanhe os resultados e a economia em que a empresa está inserida, dentre outros fatores que impactam seus negócios.

Instruções gerais para o preenchimento do Valuation:

Aqui está a planilha de Valuation simplificada para você usar :

MODELO DE VALUATION RENNER AIO 30082022
.xlsx
Fazer download de XLSX • 2.37MB

As células em amarelo são dados estimados que você deve preencher com suas premissas próprias e individuais para cada empresa, bem como com dados já divulgados pela empresa.


Demais instruções e explicações adicionais estão no vídeo, em anexo neste relatório, você também pode acessar o vídeo da aula sobre como usar a planilha e explicando o Valuation exemplo da Renner clicando neste link ou abaixo:


Abraços

Cristiane Fensterseifer CNPI , CGA e consultora de investimentos


1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Excelente Cris ! Obrigado.

Like
RECEBA
O MELHOR
CONTEÚDO DE
INVESTIMENTOS
NO SEU EMAIL

Obrigado(a)!

bottom of page