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D1000 #DMVF3 - VOANDO ALTO NO 3T24. A REDE DE FARMÁCIAS SE DESTACA POR CRESCIMENTO MAIOR QUE A CONCORRÊNCIA

A rede de farmácias D1000 alcançou uma receita bruta de meio bi no 3T24, um crescimento de 22% em comparação ao 3T23.

 

Melhor que isso, cresceu 61% em Ebitda e 65% no lucro líquido.


A evolução de vendas no ano até setembro, de 20% a.a, é mais do que o dobro do que a região de atuação cresce, ou seja, a empresa vem ganhando participação de mercado.

 

Quando comparada com o Brasil também cresce praticamente quase o dobro, 20% contra 12%.

 

A D1000 está crescendo 60% mais do que os associados da Abrafarma, entidade que reúne as principais redes do varejo farmacêutico nacional.

 

A D1000 continua expandindo sua presença nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil com a abertura de novas lojas de 227 no 3T23 para 259 no 3T24:

Mais caixa = melhores pontos comerciais

 A cia disse que a medida em que vai tendo mais capacidade de geração de caixa, pode brigar pelas melhores localizações e os melhores pontos comerciais e hoje conta com maior qualificação da empresa no que se refere às escolhas de ponto apoiadas por uma análise técnica aprimorada para escolha dos locais.

 

Reformas e otimizações

 Além disso as reformas e otimizações que melhoraram o fluxo de clientes e o ticket médio aumentaram o desempenho das unidades reformadas em até 35%, melhorando tanto a experiência de compra quanto a rentabilidade.

 

CRM AJUSTADO = MALHORES INDICAÇÕES DE PRODUTOS

 A plataforma de CRM atingiu uma identificação de clientes acima de 93%, permitindo uma base de informação suficiente e cada vez mais robusta para melhorar a quantidade de campanhas segmentadas e personalizadas. O ticket médio de clientes fidelizados é 60% maior, impulsionando as vendas.

 

E-COMMERCE CRESCENDO E COM ESPAÇO PARA MAIS


O e-commerce da d1000 teve um crescimento acelerado em 2024, alcançando 4,4% da receita total, um aumento expressivo em comparação ao ano passado, quando representava 1,4%.

 

O e-commerce é um dos principais pilares de crescimento, com planos de aumentar a integração entre o online e as lojas físicas, melhor a experiência de compra online e distribuição via apps como iFood e Rappi.

 

MARCAS PRÓPRIAS AUMENTANDO NO MIX DE PRODUTOS

O faturamento com marcas exclusivas teve alta de 28%, chegando a 5,6% da receita total.


O crescimento nessa área é visto como essencial para a fidelização e aumento de margem, já que essas marcas têm uma presença exclusiva no autosserviço das lojas.

 

PRODUTOS DE PRESCRIÇÃO CARREGAM COMPRAS EXTRAS CONSIGO


O projeto RX tem como objetivo aumentar a disponibilidade dos produtos de prescrição em loja.


Eles são a principal categoria destino e na medida em que ficam mais potente com produtos de prescrição, todas as outras categorias têm potencial de vir junto.

 

Crescimento em mesmas lojas de 12,8% MUITO MAIOR QUE A INFLAÇÃO NO BRASIL

 

O crescimento em mesmas lojas (same store sales) foi de 12,8% bem acima de inflação e a loja madura cresceu 11,1% em vendas

 

A margem bruta apresentou uma ligeira queda para 29,8% devido ao aumento do peso dos medicamentos de prescrição no mix de vendas.

 

Questionada sobre a ligeira queda de margem bruta, a d1000 reforçou que a diluição de despesas operacionais e a eficiência das novas lojas devem continuar sustentando a expansão de margem, mesmo com uma leve pressão nas margens de produtos de prescrição.

 

MARGEM EBITDA MAIOR, COM DILUIÇÃO DE DESPESAS


O EBITDA ajustado foi de R$ 26,8 milhões, um aumento de 30,6%. O Ebitda em 12 meses é de R$85 milhões!

 

A margem Ebitda avança de 3,6% no 3T23 para 4,3% no 3T24, mesmo com queda de margem no lucro bruto, indicando forte controle de custos e diluição de despesas.

 

A despesa média loja cresceu pouco abaixo de inflação. Então isso nos ajuda a ter uma diluição importante de despesas

 

CONCLUSÃO E PERSPECTIVAS

 

As estratégias focadas em CRM, aumento de ticket médio, e-commerce e desenvolvimento de marcas exclusivas reforçam o crescimento da companhia.

 

A EMPRESA OTIMIZOU SEU MODELO DE CRESCIMENTO

 

Atualmente no oitavo mês uma loja nova D1000 já atinge uma venda de quase 620 mil reais por mês, enquanto antes isso era no depois do primeiro ano

 

A loja nova nasce com o impacto de todas as melhorias de qualificação operacional e com estratégia comercial.

 

A tendência é performar melhor em safras mais atuais de abertura de lojas., como se ve claramente no gráfico:

50% da base de lojas já fatura acima de 700 mil reais e à medida que levar todas as novas lojas para faturamentos maiores, a despesa não aumenta na mesma proporção ampliando o EBITDA e lucro líquido

 

ev/ebitda barato de mais para ignorar AINDA MASI CRSCENDO MAIS QUE A CONCORRÊNCIA


Com um P/L de 11x e EV/EBITDA de APENAS 3x ESTIMADOS, a D1000 negocia com múltiplos abaixo da média do setor, sugerindo um potencial de valorização das ações em função do crescimento contínuo de receita e melhorias operacionais:

 

Fonte : InvestingPro , cupom no final do texto
Fonte : InvestingPro , cupom no final do texto

 

A D1000 tem CAIXA LÍQUIDO de R$3 milhões, Tranquilidade para o acionista EM TEMPO DE SELIC ALTA

 

A EMPRESA VAI CONTINUAR ABERTURAS DE LOJAS E CRESCIMENTO

 

A empresa ainda tem várias lojas para entregar este ano como mostra o gráfico e pretende continuar crescendo fortemente na expansão nos próximos anos

 


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Cristiane Fensterseifer CNPI, CGA e consultora de investimentos no www.investe10.com.br
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