top of page

Ambipar (AMBP3) busca dinheiro no mercado. Vale a pena participar da subscrição?

  • 20 de out. de 2023
  • 4 min de leitura

A Ambipar (AMBP3) está sofrendo hoje na bolsa, com queda de 10% enquanto escrevo este post, pois anunciou uma follow-on, ou seja uma emissão primária de ações.


A emissão de novas ações (o que chamamos de follow-on) é uma forma de a empresa captar mais dinheiro para seu balanço , seja para pagar dividas ou crescer fazendo investimentos e aquisições.


A oferta base da Ambipar será de R$560 milhões, mas pode chegar a R$ 1 bilhão e isso é bastante relevante, pois é quase metade de seu valor de mercado.


Logo, temos como consequência que esta oferta traz um diluição importante aos acionistas que não participarem dela.


Pelos meus cálculos, a diluição é de cerca de até 26% no cenário base, mas pode chegar até a 50% se a oferta toda for colocada, claro, se tiver demanda de acionistas dispostos a colocar dinheiro novo na empresa.


Todo o valor levantado nesta oferta será usado para QUITAR DIVIDAS! Guarde isso pois esta informação é chave!

O que é uma diluição?


A empresa está emitindo NOVAS ações e as vendendo no mercado para captar dinheiro.


A diluição ocorre, pois, caso os atuais investidores – que tem PRIORIRADE em participar da subscrição - não participem da oferta, ou seja, NÃO COLOCAREM DINHEIRO NOVO PARA COMPRAR AS NOVAS AÇÕES EMITIDAS, o seu percentual de participação na empresa será DILUIDO.


Porque as ações estão caindo hoje?


O papel (ações) da AMBP3 estão sofrendo pois a empresa está emitindo ações em um preço atual considerado BAIXO por muitos do mercado.


Em geral, é interessante a empresa emitir novas ações e vende-las , para capturar o máximo de dinheiro que conseguir, quando os preços estão altos. Concorda?


Este é o motivo pelo qual na época em que estão rolando muitos IPOs (ofertas públicas iniciais) de diversas empresas no mercado, é um sinalizador que as ações estão CARAS.


Mas este não é o caso atual...


Não estamos em um mercado de alta com ações no pico histórico, muito pelo contrário, estamos enfrentando um mercado sofrido , com alta de juros nos EUA e guerras....


Veja como as ações da Ambipar, por exemplo, estão muito mais baratas do que já estiveram ... na verdade estão com queda de 70% desde as máximas.

Logo o mercado não gosta que a empresa emita novas ações e as venda por um preço considerado baixo, e ainda mais em uma percentual tão alto de seu valor de mercado, implicando em uma grande diluição.


Esta é a explicação para a queda das ações AMBP3 hoje, quando a empresa anunciou este follow on


Qual sua opinião e recomendação Cris?


Primeiro um pouco de história...


Para começo de explicação, tenho que recapitular alguns pontos


1) A Ambipar historicamente sempre adquiriu muitas empresas ( ELA COMPROU MAIS DE 40 EMPRESAS DESDE O IPO) e cresceu consolidando o seu mercado de atuação, o que a levou a ter uma endividamento um pouco alto, afinal de contas, para comprar empresas, é necessário dinheiro.

Olha o resultado destas aquisições na receita da empresa :


Fonte: Fundamentus
Fonte: Fundamentus

Não apenas a receita, mas o EBIT - resultado operacional- também vem crescendo muito:

Fonte: Fundamentus
Fonte: Fundamentus

Só que para comprar empresas, ela precisou dinheiro, ou seja, pegar dívida ...


2) O endividamento atual da Ambipar é de 2,9 vezes (dívida líquida/Ebitda) e tem prejudicado o resultado da empresa, pois os juros subiram muito e aumentaram sua despesa financeira.


Fonte: Ambipar
Fonte: Ambipar

Olha só como mesmo com a receita e EBIT (resultado operacional) crescendo o lucro começou a cair pela alta de juros...

Fonte: Fundamentus
Fonte: Fundamentus

Com o follow-on, e a empresa usando 100% dele para pagar dividas, a alavancagem financeira vai cair para 2,4 vezes ou na melhor hipótese para 2 vezes, resolvendo, portanto, os limites que a empresa tem de alavancagem de até 2,75 vezes e diminuindo a despesa financeira, melhorando os lucros!


3) O endividamento um pouco alto é um dos motivos pelo qual o mercado fica mais reticente com algumas ações, em épocas de juros Selic tão altos no Brasil


4) A Ambipar ia fazer o IPO de sua divisão de Environmental ESG em 2021, o que ia ajudar a desalavancar, mas o preço das ações foi prejudicado com a queda dos mercados e tal IPO foi cancelado/postergado, o que prejudicou seus planos.

Fonte: Infomoney
Fonte: Infomoney

5) Logo, apesar de este não ser o melhor momento para emitir ações, pois não é o momento com as ações mais caras, valorizadas ou com o mercado bombando, a emissão não será ruim para a empresa, pelo contrario, vai resolver bastante o problema de endividamento.


E agora, vale a pena participar da subscrição ou comprar ações da Ambipar (AMPB3)?


Sinceramente, apesar de considerar que a Ambipar está de fato muito barata e o preço por isso pode ser baixo para emitir e vender novas ações, entendo que a oferta vai resolver em grande parte uma das principais travas para a ação subir hoje em dia, que é a alavancagem financeira da empresa.


Dessa forma, recomendarei a PARTICIPAÇÃO na oferta, pois considero que a empresa está MUITO BARATA no preço atual (nessa parte concordo com o mercado) e considero que a injeção de recursos vai melhorar muito a questão do endividamento o que pode poderá fazer o papel andar bem após a oferta !


Além disso, o pagamento de dívidas nesse juros caros vai melhorar a rentabilidade da empresa ROE (rentabilidade sobre o patrimônio) e ROIC (rentabilidade sobre o capital investido) e isso também tende a beneficiar o preço das ações mais no médio prazo.


Aliás, quem quiser pode aproveitar a queda de 10% de hoje para comprar, na minha opinião.

A data de corte é 19 de outubro de 2023, ou seja, as ações compradas hoje já NÃO entram na data de corte, e a prioridade de subscrição é válida APENAS para quem JÁ ERA ACIONISTA.


O início da subscrição Prioritária será 23 de outubro de 2023, então nessa data poderá pedir a subscrição na sua corretora, quem era acionista na data de corte (19/10/2023)


A precificação da oferta será no dia 31/10 e os acionistas que participarem da oferta devem ficar atentos pois tem de ter dinheiro em caixa para pagar pelas novas ações subscritas!


Se você tiver dúvidas envie clicando aqui


Cristiane Fensterseifer – CNPI, CGA e consultora CVM

Instagram : @crisinveste

Twitter : @crisinveste

20/10/2023



 
 
 

2 commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
Membro sconosciuto
23 ott 2023
Valutazione 3 stelle su 5.

Acredito q exista um problema sério de governança e uma possível OPA a preços baixos. Vc não teria algum receio qto a isso?

Mi piace

Membro sconosciuto
21 ott 2023
Valutazione 5 stelle su 5.

Ótimo, Cris!

Mi piace
RECEBA
O MELHOR
CONTEÚDO DE
INVESTIMENTOS
NO SEU EMAIL

Obrigado(a)!

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
RECEBA O MELHOR CONTEÚDO gratuito DE INVESTIMENTOS

Clique aqui para ler o Disclaimer

Exoneração de responsabilidade:

Os conteúdos podem mencionar possibilidades de lucro financeiro decorrente de investimento, eximindo-se a analista de qualquer responsabilidade sobre eventuais prejuízos do cliente em decorrência da tomada de decisão deste.

Recomendações de investimento mesmo quando são fundamentadas pela avaliação criteriosa de um analista certificado, podem não se confirmar e não antecipar o comportamento dos mercados com exatidão.

Padrões, histórico e análise de retornos passados não garantem rentabilidade futura.

Todo investimento financeiro, em maior ou menor grau, embute riscos que podem ser mitigados, mas não eliminados.

Nunca devem ser alocados em renda variável recursos destinados a despesas imediatas ou de emergência, bem como valores que comprometam o patrimônio do cliente.

A Investe10 não realiza intermediações financeiras. Cabe ao investidor a exclusiva responsabilidade pela execução de operações junto à respectiva instituição financeira na qual possua conta aberta. Os analistas têm, ou podem vir a ter, posições nos investimentos recomendados.

O Disclaimer não se sobrepõe à legislação e regulamentação vigentes mais informações estão na aba Disclaimer deste site na guia home.

Dados do site:

Nome: Investe10 ltda CNPJ é 50.569.459/0001-89

Telefone de contato: 51-992017563 / e-mail: investe10@outlook.com

Porto Alegre – Rio Grande do Sul - Brasil

Data estimada de entrega dos produtos (política de entrega) ou data estimada de prestação dos serviços – imediatamente após a compra

Políticas de troca, devolução/cancelamento e reembolso: conforme Políticas de Compra da comercialização dos serviços abaixo.

Políticas de Compra da comercialização dos serviços: Leia também clicando neste Link.

Prestação do serviço – O serviço é prestado online, por meio de relatórios e interação virtual. O cliente terá acesso ao serviço por meio do site.

Política de troca – É possível fazer troca por um serviço de igual valor, entrando em contato por e-mail no prazo de 30 dias

Política de cancelamento – É possível realizar o cancelamento do serviço de cobrança recorrente a qualquer momento nos planos mensais e em 7 dias nos planos anuais.

Política de reembolso - O reembolso é possível se o cancelamento for solicitado pelo cliente em até 7 dias da contratação. O prazo para processamento do reembolso é de até 7 dias úteis.

Detalhes de contato - o e-mail investe10@outlook.com ou WhatsApp 51 992017563 são as formas de contato para troca, devolução ou reembolso.

Métodos de pagamento disponíveis no site: cartão de crédito, boleto e Pix.

bottom of page