top of page

A Decadência do Populismo e a Alta da Bolsa: Fortuna para Poucos, Arrependimento para Muitos. Descubra quem é você nesse jogo!


Após o colapso do governo Dilma Rousseff, cujas políticas jogaram o Brasil na maior recessão do século — nas palavras de Henrique Meirelles —, o PT parecia queimado para sempre.


O impeachment de Dilma, somado às revelações da Lava Jato, jogou gasolina no desejo de uma guinada à direita. O Brasil parecia fadado a esse caminho.


A eleição de Bolsonaro — ou de qualquer outro nome que encarnasse a oposição ao petismo — era apenas uma questão de tempo.


E poderia ter seguido assim, se não fosse um cisne negro: a pandemia.


Com uma rejeição estratosférica, Bolsonaro abriu espaço para o retorno de Lula, que soube capitalizar o momento.


Mas até quando?

Se não fosse por esses fatores, era grande a chance de que o Brasil tivesse seguido em sua guinada para a direita.


Esse movimento está́ longe de ser isolado.


Países da América Latina como Argentina, Chile, e até́ mesmo o Peru, têm experimentado um fenômeno semelhante, com a direita assumindo o protagonismo após décadas de governos de esquerda.


Uma viagem política no Mercosul


Primeira parada no nosso vizinho mais óbvio: A Argentina


 - como eu amo esse país, independentemente do partido político, sempre que posso vou! Se for à Buenos Aires, não deixe de ir ao El Boliche de Dario, fora da rota turística, que conheci por um residente e foi simplesmente a melhor experiencia em carnes da minha vida – se quiser mais dicas pode me pedir no chat do site investe10.


O Laboratório da Direita Radical


Após a ascensão de Macri, que tentou implementar reformas econômicas liberais agora vemos o libertário Milei implementando um choque de hiper liberalismo.


O que antes era considerado impossível, começou a acontecer:


Argentina cortou gastos e teve superávit mensal pela 1ª vez em 12 anos, pagando US$4 bi em dívidas, o maior valor em 5 anos.


Na sequência, vimos os estrangeiros voltarem a investir no país, com a confiança

reconquistada...


Fonte: bbc
Fonte: bbc

Fonte: exame
Fonte: exame


Sim, tem coisa que subiu mais que o Bitcoin:


Os títulos e ações da Argentina registram preços recordes


Fonte: Tradingview
Fonte: Tradingview

A receita de Milei para um bolo ultraliberal:

Primeiro reduza muito, logo no 1º ano de governo, em 35% os gastos do Estado...


Sane o Banco Central deficitário e deixe de emitir pesos, fazendo com que ele valorize 70%.

O resultado da receita eu já te mostro...


Milei adotou o déficit zero como "inegociável " e “a única maneira de baixar os preços”.


"nos últimos 123 anos, a Argentina teve um déficit em 112 deles"


"Se o Estado não gasta mais do que arrecada e não recorre à emissão, não há inflação. Não é mágica", disse ele.


A principal medida de Milei foi a chamada liquidificação de gastos:

 

Ele definiu por decreto que o orçamento de 2024 fosse igual ao de 2023, apesar da inflação de 300%.

 

Também baniu aumentos salariais acima da inflação para conter a alta de preço, o que fez aposentadorias e o salário-mínimo perderem mais poder de compra do que já vinha ocorrendo.

 

Alem disso, cortou pela metade ministérios e secretarias, demitiu funcionários públicos, suspendeu obras públicas e a publicidade do governo na imprensa, reduziu subsídios para energia e transporte e transferências discricionárias para as províncias

 

Obviamente, o efeito colateral foi amargo para uma parcela da população e órgãos públicos.

 

Por fim, com o dólar oficial defasado em relação à inflação, a Argentina ficou cara em dólares - e Milei garante que não vai desvalorizar o peso novamente.


O consumo e o PIB caíram num primeiro momento, mas o que vemos mais recentemente é uma melhora:

 

A inflação, que havia subido acima de 25% ao mês quando Milei assumiu, caiu para 2,7% ao mês e o PIB já voltou a crescer.

 

A queda da inflação já faz com que os salários e as aposentadorias retomem seu poder de compra e muitos argentinos se digam otimistas com o futuro.

 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial preveem que, até 2025, a Argentina será o país que mais vai crescer na região: 5%

 

Milei hoje tem índices de aprovação entre 53% e 56%, de acordo com as últimas pesquisas da Opina Argentina e da Poliarquía, respectivamente.

Fonte: poder360
Fonte: poder360

 Milei ainda não fez tudo que prometeu na campanha tal como “dinamitar” o Banco Central (ufa!), ou dolarizar a economia, mas diz que em 2026 não terá mais controle de capital ("cepo al dólar"). Este é o teste de fogo de seu mandato na minha opinião!

Fonte: x
Fonte: x

Mas não foi só na Argentina que tivemos uma guinada a direita:


Vem tomar um vinho no Chile comigo...

No Chile antes do atual presidente de esquerda Gabriel Boric, Sebastián Piñera, de centro-direita, governou por dois mandatos (2010-2014 e 2018-2022).


Este ano novamente terá eleições por lá e a política moderada ganha espaço.


O governo de esquerda foi eleito no Chile após um período de agitação violenta de 2019 a 2022 que impulsionou ao poder a esquerda radical - movimento hoje impopular após um governo que decepcionou e não foi tão bem-sucedido.


As pesquisas sugerem que na eleição de 2025 Evelyn Matthei, ex-ministra do Trabalho e de perfil conservador, vence com folga oponentes de centro-esquerda e seu principal oponente da direita.


Tudo indica, por enquanto, que os eleitores substituirão o atual presidente de esquerda Gabriel Boric, que não pode tentar a reeleição, por Matthei, que tem sido vocal em defender a ordem pública em um momento que a principal preocupação do país é a escalada da violência.


A taxa de homicídios atingiu recorde em 2022, o dobro do que era uma década antes (ainda muito menor que nos vizinhos).


Como contrapeso, os Socialdemocratas do Chile tentam emplacar Michelle Bachelet em uma articulação com Lula, no Brasil, e Yamandú Orsi, no Uruguai, formando um eixo progressista regional para conter a influência de governos de direita na América Latina.


Uma escala no Equador, que tem história boa pra contar...


No Equador Daniel Noboa, ultraliberal e de extrema direita, foi eleito presidente em 2023 para completar a eleição de Guillermo Lasso que havia já marcado uma guinada para a direita no país.


Lasso era ex-banqueiro e tomou posse em 2021 após uma das maiores crises do país, registrada durante a pandemia da Covid-19.


Já Noboa foi eleito em outubro de 2023, em eleições antecipadas, em meio a um processo de impeachment a Lasso por desvio na gestão da estatal Flota Petrolera Ecuatoriana (Flopec)


Lasso assinou a chamada “morte cruzada”, dissolveu a Assembleia Nacional e passou a governar por decretos-lei de urgência enquanto se realizavam novas eleições.


Naboa, o atual eleito, é filho de um dos homens mais ricos do país e com apenas 35 anos é o mais jovem da história do país.


O primeiro turno foi no último domingo (9/2/25) e o atual presidente Noboa ficou com 44,3% dos votos, enquanto a oponente de esquerda González terminou com 43,8%. O segundo turno é em abril.


Paraguai, o novo queridinho dos youtubers e empresários


Se você não ouviu alguém falando em se mudar para o Paraguai, para aproveitar os benefícios fiscais, você não tem vivido no mesmo mundo que eu..., mas basta uma breve pesquisa no youtube e você verá...

Fonte: yt
Fonte: yt

No Paraguai, Santiago Peña, do Partido Colorado (direita), foi eleito presidente em 2023, mantendo a tendência de governos de direita no país.


Peña não era político até 2015. Economista fez mestrado em Administração Pública na Columbia University, em Nova York... O resto é história...


Já estou cansada, mais uma última escala no Peru pois tem história boa aqui também


Dina Boluarte a atual presidente é chamada de oportunista, e você vai entender:


Ela é a 6ª presidente do Peru em apenas 5 anos e foi empossada após o impeachment por tentativa fracassada de autogolpe de estado do ex-presidente de esquerda Pedro Castillo.

Ah, a América Latina e seus encantos... não é mesmo?


Quando virou presidente, se alinhou com figuras de direita no Congresso.


Não à toa, atualmente, os principais meios de comunicação e partidos políticos são favoráveis ao liberalismo econômico.


De volta ao Brasil, pois não tem nada como voltar pra casa depois de uma viagem


Embora o retorno do Lula ao poder tenha atrasado a transição para a direita que já havia se iniciado no Brasil, o cenário está́ mudando rapidamente.


O terceiro mandato de Lula, em especial, tem se mostrado problemático, com um governo desorganizado e marcado por um alto nível de desaprovação.


O MAIOR TOMBO DO LULA NÃO FOI NO CHUVEIRO


De acordo com a última pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, a popularidade de Lula caiu de forma assustadora, e os índices de aprovação estão em níveis muito baixos.

Fonte: DataFolha
Fonte: DataFolha

Lula não é imune AO fenômeno.

Historicamente, não há exemplos de presidentes que tenham se reeleito após uma reprovação tão grande nessa altura do mandato.

Fonte: DataFolha
Fonte: DataFolha

O desgaste está visível e a oposição se fortalece a cada dia.


A pesquisa, inclusive, já́ refletiu diretamente nos mercados, com o índice de small caps disparando mais de 3% e dando um salto logo após a divulgação da pesquisa, veja:

Fonte: TradingView
Fonte: TradingView

Mas o que tudo isso significa para o investidor?

A resposta é simples:


O Brasil, mesmo com os problemas políticos, tem ações a preços extremamente baratos.


Comparando o P/L das empresas brasileiras com outros países, desenvolvidos e emergentes, fica claro que o Brasil está́ subvalorizado.

Elaboração: investe10.com.br
Elaboração: investe10.com.br

Uma mola comprimida


A crise política, a inflação, a recessão...


Tudo isso resultou em um preço baixo para as ações, que continuam negociando abaixo dos níveis do pior momento da pandemia, mesmo com resultados operacionais muito melhores.

As small caps brasileiras, em particular, são um exemplo de uma oportunidade rara.


Essas ações estão como uma mola comprimida, prontas para saltar assim que o cenário político começar a se estabilizar.


Se você̂ olhar atentamente, muitas delas estão mais baratas do que estavam no auge do pânico durante o COVID-19, e o potencial de valorização é gigantesco.


Com empresas entregando resultados mais sólidos, mas sem o reconhecimento do mercado, o momento é agora.

 


A verdade é que ele nunca chega.



As grandes oportunidades não esperam por ninguém.



(você viu o gráfico da bolsa da ARGENTINA LÁ EM CIMA)


Por que você deveria estar na carteira ALL in One do Investe10?


Agora, se você está se perguntando como aproveitar essa chance, a resposta é simples: a carteira ALL in One.



Eu criei essa carteira para você ter acesso a todas as oportunidades de crescimento, incluindo as small caps que podem mais que dobrar de valor no curto prazo.


E o melhor: a carteira ALL in One é para todos...


…não só para quem busca grandes ganhos. (MAS CLARO QUE PARA ESTES TAMBÉM)



Eu montei a carteira para que você tenha diversificação, o que significa segurança.


Não só com ações de empresas promissoras, mas também com renda fixa, fiis e até exterior, para garantir que você não perca dinheiro, mas tenha a chance de crescer no longo prazo.


Agora, o principal ponto:


Eu construí a carteira com um princípio básico que é ESSENCIAL para a sua construção de riqueza:


Isso é crucial


Cada real que você economiza em custos de investimento é um real a mais para seu bolso.


E com a ALL in One, isso é um compromisso garantido.


Não pagar impostos e taxas desnecessárias.


Quem esperar o "momento perfeito" vai perder a chance de mudar sua vida.


Não se contente com o medíocre.


A ALL in One é a solução completa para quem quer não só proteger seu patrimônio, mas potencializar seus ganhos em um cenário que está pronto para explodir.


Então, o que você está esperando?



 
 

Gostou do conteúdo ? Compartilhe ! CLIQUE AQUI E RECEBA O MELHOR MATERIAL DE INVESTIMENTOS NO SEU E-MAIL Entre no nossos grupos gratuitos, clicando nos links: Whatsapp aqui ou Telegram aqui!

 

ASSINE AQUI E COM ESTE LINK: Investe10 All In One

A assinatura All In One é mais do que um serviço de investimento: é um parceiro na sua jornada.

Com ela, você terá a confiança e as ferramentas para alcançar seus objetivos financeiros.

Imagine a tranquilidade de saber que você está tomando decisões informadas e estratégicas, com o suporte de PROFISSIONAL HÁ MUITOS ANOS NO MERCADO, especialista no mercado e dedicada ao sucesso nos investimentos, sem conflitos de interesse, completamente independente, sem ser ligada a nenhuma corretora ou banco.

 

 

OFERTA PLATAFORMA INVESTING.COM !

USE MEU CUPOM crispro NO LINK PARA GARANTIR ATÉ 50% DE DESCONTO: Assine o Investing pró e dados como um profissional

Cristiane Fensterseifer CNPI, CGA e consultora de investimentos no www.investe10.com.br
Cristiane Fensterseifer CNPI, CGA e consultora de investimentos no www.investe10.com.br


Abraços

Cristiane Fensterseifer – CNPI, CGA e consultora CVM de investimentos no www.investe10.com.br

Instagram : @crisinveste

Twitter : @crisinveste

WhatsApp: 51 992017563








 

A newsletter diário da analista apenas comenta fatos do mercado diário e nada no diário analista é ou deve ser encarado como uma recomendação de investimento.

As recomendações restringem-se as carteiras recomendadas e relatórios exclusivos para clientes das assinaturas.



Disclaimer CVM

Os autores de cada conteúdo estão indicados nos respectivos posts . Declaração do(s) analista(s) de valores mobiliários(de investimento)

O site www.Investe10.com.br foi desenvolvido com objetivo de divulgar as análises sobre valores mobiliários elaboradas pela Analista de Valores Mobiliários autônoma Cristiane Fensterseifer pessoa natural, nos termos da Resolução CVM Nº 20/2021, conforme estabelecido no art. 3º, inc. I da referida resolução, não se constituindo assim, como casa de análise/pessoa jurídica

O(s) analista(s) de investimento, ou de valores mobiliários, envolvido(s) na elaboração deste relatório (“Analistas de investimento”), declara(m) que as recomendações contidas neste refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma

1. O(s) analista(s) de investimentos, envolvidos na elaboração deste relatório, não tem vínculo com pessoa natural que trabalha para o emissor objeto do relatório de análise

2.O(s) analista(s) de investimentos, seus cônjuges ou companheiros, podem deter, direta ou indiretamente, em nome próprio ou de terceiros, ações e/ou outros valores mobiliários de emissão das companhias objeto de sua análise.

3.Os analistas de investimento, seus cônjuges ou companheiros, podem estar direta ou indiretamente envolvidos na aquisição, alienação ou intermediação dos valores mobiliários objeto deste relatório.

4.Os analistas de investimento, seus cônjuges ou companheiros, podem deter, direta ou indiretamente, qualquer interesse financeiro em relação à companhia emissora dos valores mobiliários analisados neste relatório.

5.Os analistas de investimento, seus cônjuges ou companheiros, podem eventualmente negociar com cotas de fundos de investimento que concentram seus investimentos na companhia analisada ou em seu setor da economia, ou em cuja administração ou gestão podem influenciar, direta ou indiretamente.

Os opiniões são individuais do analista a partir da sua percepção e analise, bem como projeções e entendimento e sempre são sujeitos a mudanças acompanhando os fatos.

O conteúdo não constitui oferta de negociação de valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros.

O analista responsável pela elaboração do conteúdo declara,, que suas recomendações refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e são elaboradas de forma independente.

Declaração do(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento) envolvidos na elaboração deste relatório, nos termos da regulação da CVM:

1. O(s) analista(s) de investimento, ou de valores mobiliários, envolvido(s) na elaboração deste relatório (“Analistas de investimento”), declara(m) que as recomendações contidas neste refletem exclusivamente as suas opiniões pessoais sobre as companhias e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma,

2. O(s) Analista(s) de investimento podem ser titulares de valores mobiliários objeto do presente relatório.

Investimentos tem risco e ativos podem ter quedas e envolver perdas de capital. Retornos passados não são garantia de retornos futuros. 

Os relatórios específicos são de uso exclusivo dos adquirentes e não podem ser reproduzidos ou distribuídos.

cada investidor deve desenvolver suas próprias análises e estratégias.

A reprodução indevida de relatórios ou trechos está sujeita a multa e demais punições cabíveis, de acordo com artigos 102 e seguintes da Lei 9.610/98.

Exoneração de responsabilidade e informações importantes:

os conteúdos podem mencionar possibilidades de lucro financeiro decorrente de investimento, eximindo-se a analista de qualquer responsabilidade sobre eventuais prejuízos do cliente em decorrência da tomada de decisão deste.

Recomendações de investimento mesmo quando são fundamentadas pela avaliação criteriosa de um analista certificado, podem não se confirmar e não antecipar o comportamento dos mercados com exatidão.

Padrões, histórico e análise de retornos passados não garantem rentabilidade futura.

Todo investimento financeiro, em maior ou menor grau, embute riscos que podem ser mitigados, mas não eliminados.

Nunca devem ser alocados em renda variável recursos destinados a despesas imediatas ou de emergência, bem como valores que comprometam o patrimônio do cliente.

Os relatórios são assinados pelo analista de investimento pessoa natural e distribuidos pela publicadora INVESTE10 LTDA

A Investe10 não realiza intermediações financeiras. Cabe ao investidor a exclusiva responsabilidade pela execução de operações junto à respectiva instituição financeira na qual possua conta aberta. Os analistas têm, ou podem vir a ter, posições nos investimentos recomendados.

O disclaimer não se sobrepõe à legislação e regulamentação vigentes mais informações estão na aba Disclaimer deste site na guia home.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
RECEBA
O MELHOR
CONTEÚDO DE
INVESTIMENTOS
NO SEU EMAIL

Obrigado(a)!

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
RECEBA O MELHOR CONTEÚDO gratuito DE INVESTIMENTOS

Clique aqui para ler o Disclaimer

Exoneração de responsabilidade:

Os conteúdos podem mencionar possibilidades de lucro financeiro decorrente de investimento, eximindo-se a analista de qualquer responsabilidade sobre eventuais prejuízos do cliente em decorrência da tomada de decisão deste.

Recomendações de investimento mesmo quando são fundamentadas pela avaliação criteriosa de um analista certificado, podem não se confirmar e não antecipar o comportamento dos mercados com exatidão.

Padrões, histórico e análise de retornos passados não garantem rentabilidade futura.

Todo investimento financeiro, em maior ou menor grau, embute riscos que podem ser mitigados, mas não eliminados.

Nunca devem ser alocados em renda variável recursos destinados a despesas imediatas ou de emergência, bem como valores que comprometam o patrimônio do cliente.

A Investe10 não realiza intermediações financeiras. Cabe ao investidor a exclusiva responsabilidade pela execução de operações junto à respectiva instituição financeira na qual possua conta aberta. Os analistas têm, ou podem vir a ter, posições nos investimentos recomendados.

O Disclaimer não se sobrepõe à legislação e regulamentação vigentes mais informações estão na aba Disclaimer deste site na guia home.

Dados do site:

Nome: Investe10 ltda CNPJ é 50.569.459/0001-89

Telefone de contato: 51-992017563 / e-mail: investe10@outlook.com

Porto Alegre – Rio Grande do Sul - Brasil

Data estimada de entrega dos produtos (política de entrega) ou data estimada de prestação dos serviços – imediatamente após a compra

Políticas de troca, devolução/cancelamento e reembolso: conforme Políticas de Compra da comercialização dos serviços abaixo.

Políticas de Compra da comercialização dos serviços: Leia também clicando neste Link.

Prestação do serviço – O serviço é prestado online, por meio de relatórios e interação virtual. O cliente terá acesso ao serviço por meio do site.

Política de troca – É possível fazer troca por um serviço de igual valor, entrando em contato por e-mail no prazo de 30 dias

Política de cancelamento – É possível realizar o cancelamento do serviço de cobrança recorrente a qualquer momento nos planos mensais e em 7 dias nos planos anuais.

Política de reembolso - O reembolso é possível se o cancelamento for solicitado pelo cliente em até 7 dias da contratação. O prazo para processamento do reembolso é de até 7 dias úteis.

Detalhes de contato - o e-mail investe10@outlook.com ou WhatsApp 51 992017563 são as formas de contato para troca, devolução ou reembolso.

Métodos de pagamento disponíveis no site: cartão de crédito, boleto e Pix.

bottom of page