top of page

3R (RRRP3): mais uma frustração. Melhorar a estrutura de capital ok, mas nesse momento?


A 3R anunciou no domingo um follow on, ou seja, uma emissão de ações, para melhorar seu balanço ampliando caixa e reduzindo dívida.


Não achei uma boa notícia, pois o preço da ação está bem baixo para fazer isso na minha opinião. O mercado também não gostou e temos a empresa caindo fortemente hoje:

Cotação da 3R (RRRP3). Fonte: Google
Cotação da 3R (RRRP3). Fonte: Google


Os detalhes da operação e a diluição estimada


Com uma emissão de no máximo R$899,9 milhões, temos uma diluição possível de cerca de 13% frente ao valor de mercado ada empresa no fechamento de sexta feira.


As ações caem hoje cerca de 13%, precificando em boa parte, tal diluição no caso de um acionista que decida não acompanhar o follow on, ou seja, não coloque dinheiro novo na empresa para comprar as novas ações emitidas.

Detalhe da emissão de ações da 3R (RRRP3). Fonte: 3R
Detalhe da emissão de ações da 3R (RRRP3). Fonte: 3R


motivos para o follow on


O que a empresa escreveu sobre os motivos para o follow on é uma busca por adequar estrutura de capital, o que me parece fazer sentido diante do alto custo de dívida com os juros subindo.




Melhorar a estrutura de capital é ok, mas o momento não. minha opinião e o que fazer se você é acionista:


O que, na minha opinião, não faz sentido, é o momento para isso, e o mercado deve bater no papel mesmo por conta disso, acredito eu.


Ou seja, será que não faria sentido esperar uma conclusão de Potiguar e um possível preço melhor para anunciar esta capitalização ? Para mim faria mais sentido.


Com o preço defasado no mercado, não achei uma boa notícia a capitalização, pois o preço da ação está bem baixo para fazer isso na minha opinião.


De qualquer maneira, eu não gosto de especular com possibilidades não explicitas como "um indicativo de falha na operação e provável queima de caixa maior do que o esperado" pois não temos essa informação ou um fato concreto para isso.


Por enquanto, dado o alto desconto da ação - o que é justamente o que me incomoda com o momento da operação - minha sugestão é acompanhar a capitalização desde que o percentual não ultrapasse o valor indicado dela na carteira All In One, que você encontra sempre atualizada aqui : https://www.investe10.com.br/carteira-all-in-one.


No follow on recomendado, a proporção nas ações sugerida é aquela que acompanha a posição para fazer evitar a diluição. Cada ação de emissão da Companhia terá direito de subscrever 0,18125089468 ação


Prazo para Exercício do Direito de Preferência: Os acionistas da Companhia terão direito de preferência para subscrever as novas ações emitidas, no âmbito do Aumento de Capital, pelo prazo de 30 (trinta) dias, iniciando-se no dia 20 de abril de 2023, e encerrando-se no dia 22 de maio de 2023 (“Período do Direito de Preferência”).


A nova emissão vem com preço convidativo


Além disso, o preço da nova emissão é de R$ 24,45 , abaixo da cotação atual, de forma que vale a pena aos atuais acionistas participarem, para evitar uma diluição a um preço menor, na minha opinião.



Além disso, no comunicado no qual a 3R anunciou o follow on, ou seja, uma emissão de ações os motivos são para melhorar seu balanço ampliando caixa e reduzindo dívida, o que, no fim do dia, vai sim melhorar o resultado futuro da empresa se for efetivado.


Estou anexando o comunicado abaixo para quem quiser ler todos os detalhes.


Aumento de Capital por Subscrição Privada
.pdf
Fazer download de PDF

Por fim, estou tentando conversar com a empresa para compreender melhor o porque de emitir ações com um preço tão defasado e em um momento de tanta apreensão com a questão de Potiguar e assim que tiver retorno deixo vocês a par.


Abraços

Cristiane Fensterseifer CNPI, CGA, consultora CVM

17/04/2023


Leia Disclaimer no rodapé deste relatório e no site


Reprodução PROIBIDA, APENAS PARA CLIENTES

183 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
RECEBA
O MELHOR
CONTEÚDO DE
INVESTIMENTOS
NO SEU EMAIL

Obrigado(a)!

bottom of page